Game poderá ser o futuro do trabalho; veja como funciona o recrutamento por jogos virtuais

Esses jogos têm como intuito avaliar em formatos dinâmicos, apresentar projetos e muito mais

Goiânia, quarta-feira, 11 de maio, por Willames Sales – Hoje falaremos da revolução do recrutamento, é isso mesmo! O modelo de entrevistas e avaliação de capacitação para o trabalho está mudando. Você sabia que muito em breve a utilização de game para seleção de candidatos se tornará uma prática comum?

Portanto, esses jogos têm como intuito avaliar em formatos dinâmicos, apresentar projetos e muito mais. Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique atento ao Valor Diário. Afinal de contas, você quer ficar para trás quando o assunto é mercado de trabalho, não é?

Confira: heineken lança programa que dá até 20% na conta de luz, entenda como funciona e como participar

Até porque, as grandes empresas já estão se adequando a esse universo de games. Desse modo, elas pretendem atrair os melhores profissionais de uma geração que é extremamente digital. Então, saiba que os jogos de recrutamento já estão presentes no RH de muitas companhias. Veja a seguir!

Game poderá ser o futuro do trabalho: veja como funciona o recrutamento por jogos virtuais
Game poderá ser o futuro do trabalho: veja como funciona o recrutamento por jogos virtuais / Créditos de imagem pixabay

O que os estudos mostram sobre os games e o mercado de trabalho? Não deixe de conferir

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) mostrou que até o ano de 2020, 85% das atividades do dia a dia envolveriam algum elemento de jogo. Temos visto um avanço na gamificação e na utilização de novos recursos no RH de grandes empresas, tais como:

Leia também: temporada de balanços, Itaú apresenta lucro de R$ 7,361 bilhões no 1° tri, confira valor da ação e se compra ou vende

  • Magnesita S/A;
  • Banco Mercantil;
  • MRS Logística;
  • Lojas Rede.

A utilização de jogos auxilia a criar um ambiente de aprendizagem, trazendo experiências relevantes para o ambiente profissional. Em um recrutamento, por exemplo, os participantes podem experimentar um pouco do que é esperado no dia a dia da empresa.

Desse modo, fica mais fácil identificar quem se adequá melhor a vaga. Sem dúvida, essa geração digital está interessada em vagas de emprego que os desafiem e estejam em conformidade as novas características do mercado.

Segundo a uma matéria publicada por Letycia Cardoso para o portal Extra, em fevereiro de 2021, mostra que as empresas tem utilizado jogos para aumentar a eficiência das seleções para vagas de emprego. Com certeza, os jogos motivam essa geração y.

Portanto, utilizar jogos para recrutar e selecionar candidatos para vagas de empregos, é uma opção vantajosa. A seguir, mostraremos os benefícios de utilizar games em admissões. Então, não perca!

Quais os benefícios que os jogos trazem para os setores de recrutamento? Entenda:

  • em primeiro lugar, os games despertam o interesse dos profissionais mais qualificados, ou seja, talentos da área;
  • sem dúvida, eles ajudam a alinhar a comunicação entre empresa e candidatos durante o processo de seleção;
  • além disso, torna o processo de seleção mais rápido e assertivo;
  • bem como, ajuda a gerar uma boa imagem da empresa, diante aos candidatos e esses acabam passando a boa impressão a outras pessoas e até mesmo dentro de suas redes sociais;
  • inegavelmente, os games tornam o ambiente mais descontraído, quebrando aquela sensação de preocupação e desconforto de estar sendo analisado, testado. Desse modo, os candidatos conseguem mostrar de modo mais eficiente sua capacidade;
  • por fim, com os games a escolha do profissional acaba sendo mais confiável, afinal de contas, os jogos possuem regras. Sem perceber, estarão sendo avaliados, inclusive, o comportamento de cada um diante das regras.

O que você precisa mostrar para se sair bem na seleção? Veja:

  1. criatividade;
  2. boa comunicação
  3. trabalho em equipe;
  4. visão estratégica;
  5. raciocínio Lógico;
  6. resiliência.

Quais games podem utilizar em uma seleção?

  • quizzes;
  • quebra cabeça;
  • memória;
  • de estratégia;
  • dinâmicas de grupo;
  • dentre outros jogos.

Veja este vídeo, “Saiu OS MELHORES JOGOS PERFEITOS PARA CELULAR 2021/2022”,  do canal, “Adeh” do YouTube para saber mais detalhes.

Confira: vale (VALE3) tem quedas seguidas na bolsa, confira se é momento de comprar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.