Goiânia, quarta-feira, 11 de maio, por Willames Sales – Hoje falaremos da revolução do recrutamento, é isso mesmo! O modelo de entrevistas e avaliação de capacitação para o trabalho está mudando. Você sabia que muito em breve a utilização de game para seleção de candidatos se tornará uma prática comum?
Portanto, esses jogos têm como intuito avaliar em formatos dinâmicos, apresentar projetos e muito mais. Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique atento ao Valor Diário. Afinal de contas, você quer ficar para trás quando o assunto é mercado de trabalho, não é?
Até porque, as grandes empresas já estão se adequando a esse universo de games. Desse modo, elas pretendem atrair os melhores profissionais de uma geração que é extremamente digital. Então, saiba que os jogos de recrutamento já estão presentes no RH de muitas companhias. Veja a seguir!

O que os estudos mostram sobre os games e o mercado de trabalho? Não deixe de conferir
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) mostrou que até o ano de 2020, 85% das atividades do dia a dia envolveriam algum elemento de jogo. Temos visto um avanço na gamificação e na utilização de novos recursos no RH de grandes empresas, tais como:
- Magnesita S/A;
- Banco Mercantil;
- MRS Logística;
- Lojas Rede.
A utilização de jogos auxilia a criar um ambiente de aprendizagem, trazendo experiências relevantes para o ambiente profissional. Em um recrutamento, por exemplo, os participantes podem experimentar um pouco do que é esperado no dia a dia da empresa.
Desse modo, fica mais fácil identificar quem se adequá melhor a vaga. Sem dúvida, essa geração digital está interessada em vagas de emprego que os desafiem e estejam em conformidade as novas características do mercado.
Segundo a uma matéria publicada por Letycia Cardoso para o portal Extra, em fevereiro de 2021, mostra que as empresas tem utilizado jogos para aumentar a eficiência das seleções para vagas de emprego. Com certeza, os jogos motivam essa geração y.
Portanto, utilizar jogos para recrutar e selecionar candidatos para vagas de empregos, é uma opção vantajosa. A seguir, mostraremos os benefícios de utilizar games em admissões. Então, não perca!
Quais os benefícios que os jogos trazem para os setores de recrutamento? Entenda:
- em primeiro lugar, os games despertam o interesse dos profissionais mais qualificados, ou seja, talentos da área;
- sem dúvida, eles ajudam a alinhar a comunicação entre empresa e candidatos durante o processo de seleção;
- além disso, torna o processo de seleção mais rápido e assertivo;
- bem como, ajuda a gerar uma boa imagem da empresa, diante aos candidatos e esses acabam passando a boa impressão a outras pessoas e até mesmo dentro de suas redes sociais;
- inegavelmente, os games tornam o ambiente mais descontraído, quebrando aquela sensação de preocupação e desconforto de estar sendo analisado, testado. Desse modo, os candidatos conseguem mostrar de modo mais eficiente sua capacidade;
- por fim, com os games a escolha do profissional acaba sendo mais confiável, afinal de contas, os jogos possuem regras. Sem perceber, estarão sendo avaliados, inclusive, o comportamento de cada um diante das regras.
O que você precisa mostrar para se sair bem na seleção? Veja:
- criatividade;
- boa comunicação
- trabalho em equipe;
- visão estratégica;
- raciocínio Lógico;
- resiliência.
Quais games podem utilizar em uma seleção?
- quizzes;
- quebra cabeça;
- memória;
- de estratégia;
- dinâmicas de grupo;
- dentre outros jogos.
Veja este vídeo, “Saiu OS MELHORES JOGOS PERFEITOS PARA CELULAR 2021/2022”, do canal, “Adeh” do YouTube para saber mais detalhes.
Confira: vale (VALE3) tem quedas seguidas na bolsa, confira se é momento de comprar