Como declarar investimentos no Imposto de Renda? Veja dicas para não ter problemas com a Receita Federal
Contribuintes terão até o dia 31 de maio de 2022 para entregar a declaração do Imposto de Renda dessa ano

Salvador, quarta-feira, 27 de abril, por Vivaldo Pereira – Como declarar investimentos no Imposto de Renda? No que essa modalidade se difere das demais declarações exigidas pelo Leão? Quais os riscos de não declarar? Essas são apenas algumas das inúmeras dúvidas que pairam na cabeça dos cerca de 5 milhões de indivíduos que mantêm contas de investimentos em corretoras no Brasil.
Logo, em razão disso, o Valor Diário resolveu esmiuçar os pormenores desse tipo específico de declaração. Isso porque essa é uma obrigação de todo aquele que possui ativos imobiliários (com os seus respectivos rendimentos). Além destes, também precisam declarar aqueles que apresentaram ganhos de capital com cotas de fundos imobiliários e ações. Com efeito, todos estes são obrigados a declarar, mesmo que os seus rendimentos sejam isentos ou tributados na fonte.
-
Como declarar investimentos no Imposto de Renda? Veja dicas para não ter problemas com a Receita Federal – Reprodução: Pixabay. -
E como declarar investimentos no Imposto de Renda?
Em primeiro lugar, você terá que baixar o programa para a declaração do Imposto de Renda 2022 diretamente do site da Receita Federal. De fato, o processo é todo ele realizado de forma 100% online. É nele que você deverá informar a sua posição em ativos e em outros investimentos em dezembro de 2021.
Feito isso, basta clicar em “Bens e Direitos”, logo após em “Novo”, depois em “Código” e na opção “31” (Ações). Siga clicando em “Localização” (País), “105” (Brasil) e em “Discriminação”. Ao final, clique em “Situação em 2020”.
Porém, se você adquiriu as ações nesse ano deixe esse item em branco, no entanto, se as adquiriu anteriormente, preencha-o partindo da declaração anterior.
-
Como declarar investimentos no Imposto de Renda? Veja dicas para não ter problemas com a Receita Federal – Reprodução: Pixabay. -
Como concluir corretamente a declaração
Para finalizar, de acordo com matéria publicada em 07 de março de 2022, no blog.pagseguro.uol.com.br, no item “Situação em 31/12/2021” você deverá colocar o custo total de aquisição, com as devidas atualizações até 31 de dezembro. Ademais, se você tinham, em 2020, 100 ações, e se desfez de 30 delas nesse mesmo ano, o valor das suas ações será de 70 vezes “o preço delas na data em que você as adquiriu”, mesmo que as tenha adquirido em anos anteriores.
Porém, se quiser saber mais sobre como declarar investimentos no Imposto de Renda, assista a esse vídeo do canal “Me Poupe”. E fique atento para não cometer erros que podem resultar em inúmeras dores de cabeça para você no futuro.
Você também pode gostar: Auxílio emergencial no ano de 2021 tem que declarar imposto de renda? Veja