Belo Horizonte, terça-feira, 19 de abril de 2022, por Edmar Oliveira — O mundo dos investimentos ainda é um desafio para a maioria das pessoas. Dessa forma, muitos brasileiros deixam de alcançar melhores retornos para o seu dinheiro devido ao medo de investir.
Pensando nisso, o blogue Valor Diário apresenta cinco princípios ou leis dos investimentos. Portanto, a partir da observação destes conceitos simples, qualquer pessoa pode reduzir os seus riscos e se sentir mais a vontade para investir.
Veja mais: O que eu ganho e perco no momento em que pedir demissão? Veja o que a lei diz
1) Seu dinheiro futuro vale mais que o dinheiro presente
Diante de um certo valor disponível, um investidor se depara com o dilema de adquirir algum produto ou aplicar em alguma oportunidade no mercado financeiro, por exemplo.
Neste caso, é preciso analisar o seguinte cenário: embora a aquisição do bem traga um merecido conforto, é preciso ressaltar que dentro de alguns anos, ele possivelmente será substituído. O total aplicado ao contrário, terá se valorizado em 5 anos.
2) Não existe investimento sem risco
Esta é a grande ressalva das pessoas quando decidem buscar inciar seus investimentos, buscar sempre a modalidade mais segura para colocar seu dinheiro. No entanto, não existe investimento sem risco. Mesmo a poupança, por exemplo, pode ser confiscada pelo governo, como já ocorreu no passado.
Isso sem falar no risco iminente de seu investimento perder valor diante da inflação. Portanto, ao invés de buscar o investimento mais seguro, é preciso buscar os riscos calculados dentro de uma margem considerada aceitável pelo investidor.
Veja mais: Auxílio emergencial no ano de 2021 tem que declarar imposto de renda? Veja
3) O mercado tende a se equilibrar conforme a lei de oferta e demanda
Embora os preços nunca se ajustem a demanda, já que este é um movimento sujeito a uma infinidade de variáveis, existe uma tendência do mercado a se guiar sempre no sentido deste equilíbrio.
Desse modo, ao se adquirir um produto financeiro, é preciso buscar analisar qual a possibilidade de valorização no futuro. Ou seja, esta empresa da qual estou comprando ações tenderá a ser uma boa empresa no futuro? As pessoas vão querer adquirir esta ação mais do que desejam hoje quando eu comprei?
4) A rentabilidade depende da liquidez e risco
No mundo dos investimentos, liquidez se refere a facilidade em se tornar um ativo em dinheiro vivo e o risco seria a chance de o ativo adquirido se desvalorizar. Dessa forma, os investimentos com maior liquidez e menor risco sempre serão mais valorizados.
No entanto, existe a possibilidade da relação liquidez e risco se alterarem para mais ou para menos no decorrer do tempo. Por isso, é importante ficar atento as mudanças do setor vinculado ao investimento. Em suma, para saber mais, confira o canal Fala Sócio:
Veja mais: Taxa Selic: o que é e como impacta a vida dos brasileiros?