São José do Rio Preto, quarta-feira, 27 de abril, por Sérgio Carrieri – O dólar disparou nesta sexta-feira (22) e fechou com a maior alta diária desde março de 2020. Como resultado, atingiu no último pregão dessa semana a cotação de R$ 4,80. Do mesmo modo, o Euro seguiu o embalo e subiu quase 4% fechando a R$ 5,19.
Dessa forma, o Valor Diário vai trazer mais detalhes desse dia tenso no mercado financeiro, depois do anúncio do Banco Central Americano. Para frear os números da inflação por lá, devem acontecer alterações na taxa de juros. E ninguém gostou muito da notícia.

Dólar disparou após declaração do BC Americano
A princípio, um possível aumento na taxa básica de juros de 0,5 ponto percentual estará em análise. Segundo declaração de Jerome Powell, presidente do Banco Central Americano (FED). A próxima reunião do grupo está agendada para acontecer no próximo mês de maio.
Ainda segundo o presidente da instituição, as ações contra a inflação devem acontecer com mais rapidez. Ao mesmo tempo, o mercado financeiro já projeta um novo aperto monetário no radar. E com juros mais altos na América, as chances de uma debandada de dólares do Brasil é bem grande.
Não deixe de conferir: O Bitcoin estabilizou? veja se é o momento para investir nesta criptomoeda
Cenário interno também contribuiu para o aumento da tensão
O cenário político nacional também teve um dia bem tenso, com um novo embate entre o Presidente da República e o STF. Com o perdão presidencial, o deputado Daniel Silveira foi absolvido da condenação imposta pela maioria do colegiado. Ou seja, potencial para uma nova crise com a cúpula do Judiciário.
Apesar disso, analistas acreditam que esse problema não é suficiente para influenciar na cotação do dólar. Conforme artigo publicado no dia 22 de abril de 2022, por Luana Maria Benedito no Portal UOL. Contudo, o grande temor mesmo é a provável fuga de dólares do país com a saída de investidores.
Afinal, com um ambiente econômico bem mais tranquilo e com juros mais altos, fica difícil para o Brasil oferecer algo melhor. Quer saber um pouco mais sobre o dólar hoje? Então, assista ao vídeo abaixo do canal Exame Invest.