É hora de investir em dólar? Confira as recentes oscilações de mercado e se vale a pena investir

Moeda americana tem se valorizado mesmo diante dos juros altos da Selic, confira como investir em dólar no Brasil

Belo Horizonte, segunda-feira, 25 de julho, por Saulo Teixeira Rosa – você está ciente que a alta e queda do dólar tem um impacto direto no nosso dia-a-dia, mesmo com coisas aparentemente básicas? Uma ilustração é o grão de trigo importado usado para fazer massas, cujo preço é em dólares. Nessa situação, um aumento no preço da moeda pode resultar no aumento do preço do produto.

Entretanto, as mudanças do câmbio é um excelente caso para aprender a aplicar em dólares. Conforme apurado pelo Blog Valor Diário, confira os investimentos que são afetados pelo câmbio e quais modalidades estão disponíveis para começar a investir imediatamente.

Como aplicar em Dólar?

Algumas variedades de aplicações têm um efeito direto na força do dólar. A ilustração mais simples é para alguém que investe seu próprio dinheiro. Se você adquiriu mil dólares cinco anos atrás e deseja desfazer deles hoje, você vai gostar da possibilidade de ter um bom lucro.

No entanto, existem outras maneiras de investir em dólares além de simplesmente trocar dinheiro de outras nacionalidades. Há mais investimentos que tem o dólar como referência; familiarize-se com estes básicos:

Leia também: Entenda hoje como as milhas aéreas funcionam e como as utilizar

Brazilian Depositary Receipt (BDR)

A abreviatura BDR significa “Brazilian Depositary Receipt” (Certificado de Depósitos de Ações), um investimento de retorno variável. Ele substitui os recebimentos de títulos negociados em mercados de bolsa estrangeira. Este investimento está vinculado a moedas internacionais, portanto, é uma maneira de aplicar em dólares.

Como a maioria das atividades que compõem o BDR são realizadas em dólares, as variações no valor dessa moeda também impactam no preço, já que as atividades são avaliadas em dinheiro real. Mas como o dólar é uma moeda mais valiosa que o real, isso pode ser bastante vantajoso para os investidores, pois eles podem obter bons retornos tanto pela valorização de suas ações quanto pelo valor de sua moeda.

Veja mais: Forex: o que é, como funciona e como investir nesse mercado

É hora de investir em dólar? Confira as recentes oscilações de mercado e se vale a pena investir - Reprodução Pexels
É hora de investir em dólar? Confira as recentes oscilações de mercado e se vale a pena investir – Reprodução Pexels

Exchange Traded Fund (ETF)

A sigla ETF, que significa “Exchange Traded Fund.”, é frequentemente usada para se referir a fundos de índice. Esses fundos de investimento são negociados na B3. No entanto, esses fundos utilizam como referência algum índice da Bolsa de Valores, como o Ibovespa, ou outros indicadores financeiros relacionados à sua rentabilidade.

Em geral, podemos dizer que ETFs visam replicar o resultado de um indicador. Portanto, se um indicador cair, o ETF também cairá. Ou seja, um ETF do Ibovespa por exemplo, como o BOVA11, contem cotas do Ibovespa em sua composição, o que faz o ETF oscilar conforme o fundo de referência.

Fundos Cambiais de Dólar

Inicialmente, é um fundo que oscila de valor e tem como uma de suas características a aplicação de moeda estrangeira, como o dólar, em seus investimentos. Esse fundo deve ter pelo menos 80% de seus recursos atrelados a moeda estrangeira, sendo os 20% restantes destinados a títulos de renda fixa.

É fundamental deixar claro que as aplicações são feitas em dinheiro real, apesar da flutuação do fundo estar ligada a variações nas moedas internacionais. Apenas o desempenho desses fundos é referenciado pela moeda estrangeira, que funciona como índice de rentabilidade. Dessa forma, quando o valor do dólar americano supera o valor do real, um fundo cambial atrelado ao dólar dá retorno aos investidores.

Por fim, investir em moeda estrangeira traz muitas vantagens quando se busca proteção. Portanto se você gostou do conteúdo, considere assistir o vídeo do canal “Fonte da Fortuna” analisando mais sobre cenários de compra da moeda. Em suma, é isso! Até a próxima!

Confira também: Finanças pessoais | o que é e como fazer controle financeiro; confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.