Eletrobrás (ELET3; ELET6) pode ter privatização adiada pelo TCU ; confira

Eletrobrás pode ser privatizada somente no segundo semestre e Mercado reage

São José do Rio Preto, 21 de abril, por Sérgio Carrieri – A privatização da Eletrobrás pode sofrer um atraso de até dois meses nesta quarta-feira. Ainda mais com a possibilidade de um dos ministros pedir vistas do processo. Apesar disso, o governo segue confiante que o programa de venda da empresa continue.

Dessa forma, o Valor Diário vai trazer os detalhes dessa notícia que mexeu com os valores das ações da companhia nessa semana. A princípio pautado para ser julgado hoje, o processo tem grandes chances de ser paralisado.  O próprio Tribunal já admitiu a possibilidade de atrasar o término do julgamento.

Eletrobrás (ELET3; ELET6) pode ter privatização adiada pelo TCU ; confira - Pixabay
Eletrobrás (ELET3; ELET6) pode ter privatização adiada pelo TCU ; confira – Pixabay

Leia também: Conta Digital Modalmais vale a pena? Veja sobre anuidade, vantagens e desvantagens

Eletrobrás pode ter privatização adiada

Segundo o Ministro da Economia, o processo de privatização aconteceria em quatro semanas. Porém, não descarta a possibilidade de atrasos provocada pela análise criteriosa do TCU. O governo trabalha com a data limite de 13 de maio, para que a companhia tenha tempo de divulgar seus números do 4T de 2021.

Se aprovado o processo de privatização, a União reduziria sua participação na empresa de 60 para 45%. Contudo, se ultrapassado essa data limite, o negócio será avaliado pelos números do primeiro trimestre de 2022. Ou seja, poderá ser bom ou ruim para a companhia, dependendo de como esse balanço vier.

Confira: Conta Digital Sofisa Direto vale a pena? Veja sobre anuidade, vantagens e desvantagens

O que está em análise pelo Tribunal de Contas da União?

A área técnica do TCU entendeu que um reajuste deve ser feito no preço mínimo das ações da companhia. Ao mesmo tempo, delegou ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) essa análise. De acordo com artigo publicado nesta quarta no Portal Jovem Pan.

O mercado entende que com o prazo limite postergado, somente no segundo semestre as negociações serão retomadas. Em outras palavras, pode ser fatal para a conclusão do processo de privatização. Sobretudo em ano com eleições presidenciais no radar.

O objetivo segundo o tribunal é conseguir o melhor custo por ação para a concretização do negócio. O mercado financeiro segue de olho nas oportunidades de ganhos que podem acontecer. Quer saber um pouco mais sobre a Eletrobrás? Então assista ao vídeo abaixo do canal CNN Brasil.

Leia também: Conta Digital BMG vale a pena? Veja sobre anuidade, vantagens e desvantagens

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.