Belo Horizonte, domingo, 18 de julho. Por Saulo Teixeira Rosa – Os Fundos Multimercados apresentam-se de maneira bem destacada dentro de todo um arcabouço presente no mundo dos fundos de investimentos.
Conforme apurou o blog Valor Diário, os fundos multimercado são uma boa escolha de diversificação. Sobretudo, para quem não quer participar diretamente na aquisição de suas aplicações. Portanto, nesta modalidade, a alocação do capital é feita por administradores, que contam com gestores e analistas profissionais.
Como são os Fundos Multimercados?
Primeiramente, segundo a empresa Suno, os Fundos Multimercados são um tipo de fundo de investimento com uma estratégia mais subjetiva e ampla do que os outros. Com isso, não há necessidade de se aglutinar algum elemento em particular.
Sendo assim, essa distinção de fundo também tem a capacidade de investir em qualquer categoria de atividades. Portanto, como exemplo, são aplicações de CDI e Selic, juros, índices de preços, dívida externa, cotações de ações e /ou os preços de outros fundos.
Vale a pena ser um vendedor no Mercado livre? Descubra nesse artigo
Como são Classificados?
Existem vários tipos de Fundos Multimercado no mercado. Entretanto, a classificação destas entidades é feita com base no tipo de atividade que exercem e no planejamento de percurso que os seus gestores percorrem para salvaguardar o patrimônio do fundo. Dessa forma, um fundo de diversos mercados poderia ser categorizado como:
- Fundo Multimercado de Investimentos no Exterior;
- Fundo Multimercado de Estratégias;
- Fundo Multimercado de Alocação
Fundos multimercado de alocação
Os Fundos Alocações para aqueles que buscam diversas estratégias de retorno de prazos principalmente da alocação de ativos, alocando os recursos em classes de ativos, como fixa, ações, câmbio, e até mesmo cotas de fundos.
Fundo Multimercado de Estratégia
Enquanto os Fundos Multimercado de Estratégia se distinguem por possuírem uma variedade de estratégias em suas atuações, incluindo as principais Long and Short Neutro, Macro, Long e Short direcional, juros e moedas, livre, capital protegido e/ou determinadas estratégias específicas. O destaque aqui é que esses fundos buscam um plano de aplicações fundamentado em cenários de médio e longo prazo e têm a liberdade de mudar de forma quando entenderem.
Cadastro Único: entenda o que é e como se cadastrar

Tributação dos Fundos Multimercados
Inicialmente, os rendimentos de um Fundo Multimercado estão sempre sujeitos a um imposto de resgate. Todavia, as regras de tributação peculiares em cada caso dependerão do prazo de inscrição e das atividades que compõem o fundo.
Quando o prazo da carteira for inferior ou igual a 365 dias, as regras são as seguintes:
- 20,5% para recuperações com duração entre 181 e 360 dias;
- 22,5% para recuperações com duração de até 180 dias.
Por fim, para fundos que tem na composição ativos com prazos de vencimentos superiores a 1 ano (fundo de longo prazo) a regra é a seguinte:
- 22,5% para reembolso no prazo de 180 dias;
- 20% para atrasos entre 181 e 360 dias;
- 17,5 por cento para resgates entre 361 e 720 dias;
- 15% para reembolso superiores a 720 dias.
Imposto Come-Cotas
O fato de os Fundos Multimercado vivenciarem o chamado efeito come-cotas é uma de suas características únicas. O Come-Cotas é um precursor do Imposto Renda (IR), que é sempre recolhido em maio e novembro. A alíquota no caso de fundos de curto prazo é de 20%.
Além disso, essa alocação é de 15% para fundos de longo prazo. Porém, a parcela do IR que ainda não foi arrecadada será recolhida quando o investidor estiver pronto para recuperar seus custos de investimento.
É bom investir em Fundos Multimercados?
Contudo, para um investidor que está focado no longo prazo, é fundamental estar atento aos principais conceitos na definição desses fundos. Portanto, como sempre acontece antes de investir em qualquer aplicação – e os Fundos Multimercados não são exceções a essa regra – é necessário esclarecer o máximo de dúvidas possível.
Por fim, os Fundos Multimercado são boas opções de diversificação e com bons históricos de retorno. Portanto, para fixar com qualidade esta matéria, considere assistir o vídeo do canal “BTG Pactual” falando mais sobre este tema. Em suma, é isso! Até a próxima!