São Paulo, sexta-feira, 29 de abril, por Cristiane Luzio Rodrigues — Fundos Multimercados estão entre as melhores escolhas para que quer diversificar sua carteira de investimentos com facilidade. E, concomitantemente, ter inúmeras fontes de receita. Desse modo, esta categoria de fundo diversifica os investimentos em vários ativos financeiros. Ou seja, não tem foco somente em um segmento do mercado financeiro ou de capitais.
Simplificadamente, por um gestor com estratégicas técnicas, o fundo disponibiliza cotas para venda para investidores. Por exemplo, em um único fundo multimercado é possível que o administrador se utilize de um conjunto de ativos tanto de renda fixa como de renda variável. Então, o Valor Diário separou para seu leitor dicas importantes para adquirir estes ativos.
Leia também: Cartão de Crédito Itaucard Click vale a pena? Vantagens, anuidade, desvantagens

O que é são fundos multimercados?
Neste ínterim, com o próprio nome já é possível ter uma dedução do significado. Nada mais são do que em um único ativo ter a possibilidade de investir em diversos títulos do mercado financeiro.
Assim, o gestor do fundo, com o acréscimo de uma taxa para desenvolvimento de seu trabalho, disponibiliza cotas para venda. Ao contrário dos fundos imobiliários, que seguem somente a linha do segmento imobiliário.
Porém, claro que como todo investimento, existem riscos. Portanto, o cotista poderá tanto ter resultados positivos quanto negativos. Quaisquer títulos no mercado financeiro possuem oscilações, mesmo que pequenas, elas são inevitáveis.
Confira também: Aprenda a ter mais disposição e ser bem-sucedido, confira
Contudo, antes de adquirir suas cotas, é primordial que analise todas as minúcias dos fundos multimercados. Aliás, de qualquer investimento financeiro. Neste aspecto, verifique, por exemplo, plano de ação do gestor, os custos e taxas, resultados anteriores, prazo para resgate do dinheiro investido.
Onde comprar fundos multimercados?
Em suma, diretamente na plataforma da sua corretora de valores, terá, comumente, diversas opções de fundos multimercados disponíveis para compra. Então, analisando-se todos os critérios, poderá encontrar fundos lucrativos.
Mas não deixe de se planejar as finanças, pois geralmente os fundos possuem prazos de médios a longos para resgatar o dinheiro. Afinal, o gestor do fundo precisa de um tempo para poder fazer o seu dinheiro trabalhar. Este é o chamado período de carência do fundo.
Por fim, cumpre destacar que estamos em um cenário econômico que, segundo especialistas, ativos em fundos multimercados estão apresentando constantemente resultados bem lucrativos. Por exemplo, no site da XP, poderá verificar os melhores fundos de investimento de 2022. Conforme matéria de Clara Sodré, Rodrigo Sgavioli e Juliana Kirihata, do dia 18 de março de 2022.
Para finalizar, assista este vídeo: “Fundos multimercado na prática – O que é e como investir | com Mirna Borges”, do canal ‘Economirna’, do YouTube.