Ibovespa tem um dos piores desempenhos do mundo em abril; entenda

Ibovespa sofreu com a saída de investidores estrangeiros e desvalorização do real

São José do Rio Preto, sábado, 7 de maio, por Sérgio Carrieri – O Ibovespa teve o segundo pior desempenho do mundo em abril. Segundo levantamento da agência de classificação de riscos Austin Rating. Sobretudo pela queda nos preços das commodities, com grande impacto no índice brasileiro.

Dessa forma, o Valor Diário vai trazer mais detalhes desse levantamento que demonstra ainda a fragilidade da nossa economia. Além disso, a alta de juros nos Estados Unidos aumentou a aversão a riscos dos investidores. Elevando a retirada de investidores internacionais do Ibovespa em abril.

Ibovespa tem um dos piores desempenhos do mundo em abril; entenda - Freepick
Ibovespa tem um dos piores desempenhos do mundo em abril; entenda – Freepick

Leia também: Real perde valor de compra em 30%; entenda como reflete em seu bolso e como proteger o dinheiro

Ibovespa caiu mais de 14% em abril

Ao mesmo tempo, o cenário atual afetou a performance da moeda brasileira em comparação com o dólar. Segundo ainda o levantamento da Austin Rating, o real desvalorizou 3,7% enquanto o Ibovespa recuou 14,3%. Em outras palavras, em comparação com 120 países, o real teve o 37º pior desempenho frente ao dólar.

Por exemplo, considerando a variação em dólar, ficamos atrás somente do índice WIG20, da bolsa polonesa, que recuou 17,6%. Apesar disso, devido á valorização do real, o desempenho anual do Ibovespa está entre os Top 10 do mundo. Figurando na nona posição com uma valorização de 15,3%.

Não deixe de ler: CPFL Energia: empresa anuncia distribuição de dividendos bilionária, confira aqui

Moeda brasileira está entre as mais valorizadas no ano

Do mesmo modo, o real está entre as moedas mais valorizadas no ano, com uma alta de 13,4% na terceira colocação. Contudo, nossa moeda foi beneficiada no primeiro trimestre com os juros altos, ativos descontados na bolsa e alta das commodities. Atraindo muitos investidores estrangeiros para o país.

Conforme artigo de João Pedro Malar de 5 de maio publicado no Portal CNN, a Nasdaq teve o quarto pior desempenho de abril. A bolsa americana que concentra as empresas de tecnologia caiu 13,3%. Ao contrário da bolsa do Zimbábue, com alta de 58,7%, favorecido pela alta do dólar no mundo.

Enfim, a bolsa brasileira teve um mês para esquecer, somada a fuga de investidores e pressão inflacionária na nossa economia. É o momento dos investidores redobrarem a atenção. Quer saber um pouco mais sobre o Ibovespa? Então, assista ao vídeo abaixo do canal CNN Business.

Confira: Imposto de Renda: tenho que declarar herança? Descubra aqui para não preencher errado e ter problemas com a Receita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.