Belo Horizonte, quarta-feira, 13 de julho de 2022, por Edmar Oliveira – O mercado financeiro segue apreensivo diante de 4 semanas de queda do Ibovespa e alta da cotação do dólar. Embora tenha apresentado uma recuperação na ultima semana, a bolsa ainda é motivo e preocupação.
As seguidas quedas do Ibovespa são reflexo de cenário conturbado na economia tanto internamente quanto no panorama internacional. Portanto, o blogue Valor Diário apresenta uma análise do que está acontecendo com o mercado financeiro.
Veja mais: Mercado cripto em risco; leve alta do Bitcoin não diminui a aversão ao risco; entenda
Ibovespa e dólar nas últimas semanas
O mês de junho não foi fácil para o mercado financeiro no Brasil. Nas últimas semanas, o País tem assistido a seguidas baixas do Ibovespa e seguidas altas do dólar.

Desse modo, além de prejudicar os investidores que aplicam capital nas principais ações da bolsa, também leva a uma desaceleração da economia.
Primeiramente, é preciso ressaltar que o dólar alto é sempre um problema. Isso ocorre porque a moeda norte-americana coma cotação em alta, dificulta a importação de insumos, máquinas e equipamentos usados pela indústria nacional.
Ao mesmo tempo, os produtores de bens que são objeto de exportação preferem comercializar para o exterior ao invés de colocar o produto a venda na Brasil, aumentando a inflação. Ao mesmo tempo, com a bolsa em baixa, os investidores tendem a tirar seu capital do País.
Veja também: Companhia aérea Viva: empresa promete viagens de baixo custo no Brasil; conheça
O que tem causado este cenário?
Internacionalmente, o problema é o receio dos investidores diante de mais um cenário de desaceleração econômica mundial. A inflação, o ritmo lento da recuperação após o pior momento da pandemia e a guerra da Ucrânia apresentam sinais muito preocupantes.
Dessa forma, os investidores tendem a buscar investimentos mais conservadores e seguros, em especial nos Estados Unidos. Outra tendência é deixar as moedas mais instáveis em busca de dólares e euros. Portanto, isso provoca um cenário de saída de capitais do Brasil e seguidos aumentos na cotação da moeda estrangeira.
Ao nível nacional, as medidas adotadas pelo Governo Federal até o momento tem sido insuficientes para conter as dificuldades econômicas. No entanto, na última semana, o Ibovespa fechou em alta, conforme reportagem publicada no portal Globo. Em suma, para saber mais, veja o canal Genial Investimentos:
Veja mais: Seguro-desemprego: conheça as regras e veja se tem direito