São Paulo, sexta-feira, 13 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues – inflação e Selic são o pesadelo de boa parte da população. Porém, para investidores com estratégias definidas e com uma boa carteira de investimentos, é diferente. O cenário de caos na economia pode ser visto como oportunidade de ganhos no mercado financeiro. Como, por exemplo, com a Selic em alta, hoje em 12,75% ao ano, aplicação em títulos de renda fixa está entre os preferidos dos investidores.
Desse modo, todos os perfis de investidores estão encontrando, atualmente, chances de alta rentabilidade, aliada à segurança da exposição do seu dinheiro. Tanto investidores com perfis conservados e moderados, quanto àqueles com perfil arrojado, que pretendem uma equilíbrio para exposição do capital. Sob este enfoque, o Valor Diário trouxe aqui opções para que sua carteira de investimento fique “blindada” para momentos de instabilidade na economia.
Como diversificar carteira de investimentos em renda fixa e em renda variável?
Neste ínterim, especialistas sempre recomendam que não ocorra exposição do capital em um único ativo. Como, por exemplo, investir todo dinheiro apostando em uma única ação. Então, diversificar a carteira entre investimentos de renda fixa e renda variável é o primeiro passo para proteção das aplicações, principalmente em cenários econômicos instáveis.
Em suma, a renda fixa são os investimentos em que existem regras de rentabilidade previsíveis, ou seja, prazo e percentual de lucro, em geral, pré-estabelecidos. Dessa forma, não se faz necessário o acompanhamento constante das oscilações do mercado.
Todavia, ativos em renda variável são àqueles em que não se pode prever se o rendimento será positivo ou negativo, ou seja, tudo vai depender de como está o mercado financeiro no geral. Então, muitos especialistas indicam que somente 20% do capital seja exposto a esta categoria de investimento, como, por exemplo, ações na bolsa de valores. E, ainda mais, que o investidor possua uma estratégia de investimentos definida.
Quais ativos aplicar para ter proteção do dinheiro com inflação e Selic em alta?
Em seguida, estabelecida a estratégia a ser definida quanto os percentuais de composição de sua carteira, deverá escolher os ativos. Em seguida, veja abaixo quais são os principais investimentos existentes, para que, assim, possa ter um portfólio que proteja seu capital.
- Títulos do Tesouro Direto
- Certificados de Depósito Bancário (CDB);
- fundos de investimentos multimercado;
- fundos imobiliários;
- ações.
Por fim, assista este vídeo com mais dicas de como diversificar sua carteira de investimentos e proteger seu dinheiro da inflação e da Selic: “Como montar uma carteira de investimentos?”, do canal Lucro FC, do YouTube.
Leia mais: Como economizar com plataformas de streaming; assista filmes e séries pagando pouco