Investir seu dinheiro; confira dicas primordiais de como não errar ao aplicar no mercado financeiro

Investir seu dinheiro; confira dicas primordiais de como não errar ao aplicar no mercado financeiro (imagem de Canva)

São Paulo, segunda-feira, 18 de abril, por Cristiane Luzio Rodrigues – investir seu dinheiro de maneira correta pode ser mais simples do que imagina. Aliado ao seu perfil de investidor, conseguirá facilmente encontrar a estratégia para investir com segurança e alta rentabilidade. Primeiro, importante definir os objetivos financeiros e seguir um plano pré-definido.

Assim, o Valor Diário lhe ajudará com dicas essenciais para seus investimentos, de acordo com sua realidade financeira. Não existe uma mágica que lhe fará rico, mas sim estratégias eficazes para que seu dinheiro se multiplique. De antemão, devem existir objetivos de curto, médio e longo prazo. Confira este artigo para começar de vez no mundo dos investimentos.

Veja também: Como conseguir emprestado até R$ 1000 através do Empréstimo Caixa Tem; confira

Investir seu dinheiro; confira dicas primordiais de como não errar ao aplicar no mercado financeiro (reprodução de imagem de Canva)

O que é perfil de investidor?

Em suma, tem relação à aversão ao risco de cada investidor. Primeiro, destaca-se nem sequer poderá começar a investir se não ter estabelecido qual o seu perfil. Conforme Instrução CVM59/13, é obrigatório realizar o perfil de investidor para realização de investimentos.

Desse modo, quando abrir sua conta em uma corretora de valores, terá que se submeter a um teste. Ou seja, deverá responder questões básicas, que têm como foco conhecer quais seus objetivos financeiros. Este questionário é chamado de suitability.

E, ainda mais importante, quais são suas preferências e expectativas sobre as aplicações para o seu dinheiro. Em resultado, terá uma das seguintes qualificações em seu perfil:

  • conservador: aquele que prefere investimentos seguros, com menor risco possível;
  • moderado: é um nível intermediário quanto ao risco. Ou seja, este investidor irá equilibrar sua carteira, por exemplo, em investimentos em renda fixa e renda variável;
  • arrojado: conhecidos também como agressivos, estes investidores preferem operações em renda variável, como, por exemplo, ações e moedas estrangeiras.

Leia também: Saque Extraordinário do FGTS: tudo o que você precisa saber

Quais oportunidades escolher para investir seu dinheiro?

Logo após saber qual o seu perfil de investidor, poderá escolher seus investimentos em sua corretora. Inclusive, frequentemente a maioria das corretoras já indicará quais os investimentos adequados ao seu perfil.

Por outro lado, importante que você mesmo descubra qual sua estratégia de investimentos. Antes de mais nada, é primordial que monte um plano para suas aplicações. E, dessa forma, consiga uma carteira de investimentos diversificada e protegida. Essa segurança é necessária, principalmente em cenários de economia do país em crise.

Por último, como muitos especialistas recomendam, os fundos imobiliários são uma ótima opção para composição da carteira. Sendo assim, confira diretamente na bolsa de valores (B3) quais são os FIIs por ela listados.

Para aprender mais sobre investimentos, assista este vídeo: “Tudo o que você precisa pra começar a investir! Com pouco ou muito dinheiro! #NathMeAjuda #63″, do Canal Me Poupe!, do YouTube.

Confira mais: Quanto tempo de trabalho dará o direito a receber o seguro desemprego? Entenda

Cristiane Luzio Rodrigues: Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geográfica. Mineira residindo na Capital de São Paulo. Pronta sempre para novos desafios. Graduada em Direito pela FAAT — Faculdades Atibaia e Pós Graduação em Direito Constitucional e Administrativo pela EPD — Escola Paulista de Direto.