Isentos de Imposto de Renda: conheça os títulos de renda fixa LCI e LCA e como aplicar o seu dinheiro com menos custos

Muitos confundem com os títulos CDB, mas há diferenças importantes que precisa saber antes de investir

São Paulo, sexta-feira, 22 de abril, por Cristiane Luzio Rodrigues – investimentos isentos de imposto de renda são muito populares para diversificação da carteira. Ou seja, investidores buscam o menos possível de custos em seus ativos. De antemão, os títulos letras de crédito imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCI) são ótimas opções. Pois, estes, por um incentivo fiscal, são isentos de pagamento de imposto de renda aos seus investidores. O governo, com esta medida, pretende incentivar as atividades agrícolas e imobiliárias o Brasil.

Em resumo, LCI e LCI são títulos de renda fixa emitidos por bancos. Simplificadamente com o intuito de captar recursos para negócios do setor imobiliário e do agronegócio. Sendo assim, o Valor Diário trará os principais aspectos positivos e negativos destes investimentos em títulos de dívida.

Isentos de Imposto de Renda conheça os títulos de renda fixa LCI e LCA e como aplicar o seu dinheiro com menos custos (imagem de Canva)
Isentos de Imposto de Renda conheça os títulos de renda fixa LCI e LCA e como aplicar o seu dinheiro com menos custos (imagem de Canva)

Leia também: Banco Safra reitera recomendação neutra para Alliar com preço inicial em R$17,00

Como LCI e LCA são rentabilizados e por que são isentos de imposto de renda?

Para investimentos nesta categoria de renda fixa, existem três formas de rentabilidade: prefixada, pós-fixada, híbrida. Em sua corretora de valores, quando consulta os títulos, pode imaginar que, em comparação aos CDBs, a lucratividade é menor.

Porém, em LCI e LCA há total isenção de imposto de renda. O que, claro, é uma grande vantagem sobre os demais títulos de renda fixa. Ou seja, este benefício fiscal é concedido como uma maneira de incentivar as atividades agrícolas e imobiliárias no Brasil. Consequentemente, estes investimentos tornam-se, muitas vezes, mais vantajosos.

Vantagens e desvantagens dos títulos em LCI e LCA

Além da vantagem de isenção de IR, um dos principais privilégios é a rentabilidade. Ou seja, muitas vezes é possível encontrar taxas mais altas do que em outros títulos de renda fixa.

Em contrapartida, a maior desvantagem é a baixa liquidez. Então, muitas vezes, esses títulos não são indicados para quem precisa do dinheiro em um curto tempo. Como, por exemplo, antes de 90 dias.

Confira também: Lições da Psicologia para te ajudar a viver melhor e vender mais; confira

Por fim, importante destacar o atual cenário da economia brasileira, com uma taxa Selic altíssima, chegando ao patamar de 11,75%. Como resultado, os títulos de renda fixa se tornaram extremamente lucrativos.

Não seria diferente com os títulos em LCI e LCI. Conforme matéria de Bruna Furlani, publicada no dia 21 de março de 2022 no site InfoMoney, é possível encontrar estes títulos com prazos curtos e retorno de 98% do CDI. Em outras palavras, essa rentabilidade equivale a um CDB com retorno de cerca de 122% do CDI.

Por fim, para complementar, assista este vídeo: “[NOVIDADE] Banco Itaú e Bari: as melhores LCIs e LCAs isentas de IR e com liquidez diária!”, do Canal Sofia Abreu – Servidor que Investe, do YouTube.

Veja mais: Empresas fazem perguntas em entrevistas de emprego que fogem do sensato, veja quais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.