São Paulo, sexta-feira, 27 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues — Primeiro, é necessário diferença os dois ativos, para escolher entre LCI ou Poupança. Em suma, sob o aspecto de rendimentos, a poupança, investimento mais tradicional da economia brasileira, reflete 70% da Selic. Por outro lado, LCI e LCA tem rendimento variável, comumente entre 90 e 100% do CDI.
Porém, a principal vantagem sobre os dois títulos, LCI ou Poupança, é que ambos são isentos de tributação de imposto de renda. Ou seja, uma grande diferença quando se verifica o valor líquido dos lucros a receber. Porém, ainda há uma diferença gritante quando aos rendimentos de fato. Então, o Valor Diário trará todas as informações para entender todas as diferenças antes de escolher o melhor investimento em renda fixa.
Leia também: Veja as melhores opções de onde investir em 2022

Quais são as opções de investimentos em renda fixa?
Conforme amplamente divulgado, com a taxa Selic a 12,75% ao ano, os investimentos em renda fixa estão entre os preferidos para aplicações. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, vemos um aumento de cerca de 10%. Assim, como os títulos de renda fixa, geralmente, serem atrelados a Selic, o rendimento aumentou na mesma proporção.
Desse modo, atualmente é fácil encontrar ativos com rendimento mensal acima de 1%. Ou seja, para ilustrar, o dobro do que se espera, por exemplo, do rendimento mensal de alugar um imóvel. Em suma, aplicar seu dinheiro em um dos ativos abaixo se tornou uma fonte de renda extremamente fácil e acessível para qualquer investidor. Então, por oportuno, estes são os títulos de renda fixa disponíveis no mercado:
- Tesouro Direto;
- CDB (Certificado de Depósito Bancário);
- LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
- CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e o CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio);
- Debêntures;
- Poupança; entre outros.
Qual o melhor: LCI ou Poupança?
Conforme falamos, a rentabilidade é a maior diferença; pois a poupança tem rendimento de somente 70% da Selic. Ao contrário, LCI e LCA, a depender do título escolhido, podem rendar mais do que o CDI, ou seja, maior que 12,65% ao ano.
Assim, em sua corretora de valores poderá encontrar diversas opções, como, por exemplo, títulos que são atrelados à Selic, à inflação, ao CDI, ou, até mesmo, os prefixados.
Por fim, para saber mais sobre a diferença dos dois ativos, vale a pena ler a matéria de Bruna Furlani, de março de 2022, do site InfoMoney. Em ainda mais, para ilustrar, também assistir ao vídeo: “Poupança x CDB x LCI x LCA, Qual o melhor investimento?”, do Canal EconoMirna, do YouTube.
Veja também: Dinheiro esquecido: descubra se ainda dá tempo de sacar o seu dinheiro; confira