São Paulo, sexta-feira, 27 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues — Long and short se refere a estratégia de investimentos de duas operações, uma de compra e outra de venda de ativos. Principalmente para quem está começando na bolsa de valores, é muito interessante aprender. Porém, vale ressaltar que, como qualquer outro investimento, sobretudo os de renda variável, envolvem seus riscos. Desse modo, sempre deve haver um prévio estudo e análise para tomar quaisquer decisões no mercado financeiro.
Neste ínterim, operações long and short são aquelas que remetem a dois pontos, a compra e venda de papéis, em simultâneo. Que, em suma, o investidor está negociando através de projeções da alta de um ativo e a baixa de outro. Então, para saber mais sobre esta estratégia, o Valor Diário mostrará quais são as suas principais características.

Afinal, o que é Long and short na bolsa de valores?
Por vezes já deve ter ouvido essa expressão entre noticiários do mercado financeiro, porém nunca soube os detalhes. Em síntese, o long quer dizer compra e o short venda; então o investidor entra, ao mesmo tempo, nas duas. Ou seja, negocia “comprado” em uma ação enquanto entra como “vendido” em outra, tudo de forma simultânea.
Desse modo, para fazer com que a estratégia funcione, as aplicações devem estar em equilíbrio, serem assimétricas. Assim, somando-se um resultado com o outro, há então o lucro pretendido.
Confira também: Auxílio-doença do INSS; descubra como solicitar de acordo com as novas regras
Como funciona na prática?
Primeiro, o investidor deve realizar a análise de duas ações, que, então, podem ser utilizadas nesta categoria de estratégia. Geralmente, as ações que negociadores escolhem são do mesmo ramo de atuação, como, por exemplo, duas ações de varejistas, Via Varejo e Magazine Luiza.
Por fim, conforme matéria de Katherine Rivas, publicada no dia 14 de maio de 2022, no site InfoMoney, especialista destaca:
“O maior risco está no ‘long and short’ com ações de empresas de setores diferentes – como Vale (VALE3) e Lojas Renner (LREN3).”, diz Bruno Komura.
Ainda, para ilustrar, assista este vídeo: “Long&short – vale a pena? | O que é isso?”, do Canal Tiago Reis, do YouTube.