Média Móvel: conheça mais sobre este importante indicador de apoio ao trading

Indicador importante na hora do trading, MM podem auxiliar o operador na hora de avaliar uma tendência

Belo  Horizonte, domingo, 1 de maio, por Saulo Teixeira Rosa – A média móvel é um importante indicador da categoria dos Rastreadores de Tendência. Entretanto, o que ela mede? Correto, o valor médio do preço, volume ou mesmo de outro indicador em um determinado período.

Sua representação gráfica geralmente é feita por meio de uma linha, a qual se movimenta a cada novo dado recebido para cálculo. Para realizar o cálculo da média das cotações de um ativo é necessário definir alguns pontos importantes. Quais são os principais? O site Valor Diário trouxe algumas informações importantes.

Conheça um pouco mais sobre médias móveis

Primeiramente, o que torna uma ferramenta móvel tão útil e comum? Começaremos pelos motivos mais importantes: suaviza movimentos de preços, ou remove ruídos, através das oscilações mais fortes. Com isso, entender o comportamento do preço de uma atividade fica mais fácil.

Auxilia na identificação de uma tendência de preço atual. Como você vai fazer isso? Simples, uma média móvel inclinada para a direita, denota uma tendência ascendente. Por fim, um dispositivo móvel inclinado para baixo, indica uma tendência de queda de preços.

Vale ressaltar que quanto maior o período de cálculo da média, maior o período de acompanhamento da tendência. Por exemplo, em um gráfico diário, uma média móvel de 200 períodos indica uma tendência de longo prazo em uma ação, mas uma média móvel de 21 períodos indica uma tendência de curto prazo.

Axie Infinity, descubra como ganhar um bom dinheiro jogando

Média Móvel: conheça mais sobre este importante indicador de apoio ao trading - Reprodução Pixabay
Média Móvel: conheça mais sobre este importante indicador de apoio ao trading – Reprodução Pixabay

Média Móvel simples

Móvel Simples (MMS) ou Aritmética – forma-se a partir da soma de um conjunto de valores numéricos dividido pelo número de elementos adicionados. Então, o que a torna móvel agora? Porque quando um novo preço é inserido para cálculo, o primeiro da série anterior é removido do total.

Sendo assim, para encontrar o MMS-5 no ponto A, some os últimos cinco preços de fechamento e divida por cinco. No entanto, quando um novo preço de fechamento entra, o cálculo é recalculado usando os cinco preços de fechamento anteriores. Observe que quando entra um novo dado, o primeiro da série se descarta.

Entretanto, como resultado, o novo preço médio móvel agora é de US$ 22,07. Portanto, esta é a principal razão por trás do nome Móvel. Cada vez que um novo número se coloca, o primeiro da série anterior se remove, fazendo com que a mediana se desloque ao longo do tempo.

Nova alta da Selic em maio, 12,75% é o que projeta o Presidente do BC; confira

Media Móvel Exponencial

Móvel Exponencial (MME) – é definido como a atribuição de um valor superior ao preço mais recente no cálculo da média, conforme indicado na fórmula. O objetivo principal é acompanhar uma mudança no preço de um ativo o mais rápido possível.

Como resultado, é comum dizer que o MMS é lento e o MME é rápido. Apesar das diferenças entre médias móveis exponenciais e simples, não há como dizer que uma é melhor que a outra. Assim, cada analista tem uma preferência pessoal. Por fim, seguindo a definição do tipo e período da mediana móvel, o mais importante é manter a configuração para entender o comportamento do preço em relação à média.

E aí, gostou do conteúdo? Deixe nos comentários para sabermos sua opinião. Por fim, para fixar a matéria, considere assistir o vídeo do canal “Educa Trader” falando mais sobre os fundamentos da média móvel. Em suma, é isso! Até a próxima!!!!

Confira a lista das ações mais recomendadas da semana de acordo com analistas de 14 corretoras

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.