O que é o S&P 500? Entenda o que é e como funciona este índice

Índice norte-americano reúne as maiores empresas dos EUA

São Paulo, terça-feira, 26 de julho, por Cristiane Luzio Rodrigues – S&P 500 é um índice do mercado de ações que é visto como uma medida do desempenho geral do mercado de ações. Inclui cerca de 500 das maiores empresas dos EUA.

O S&P 500 é um índice do mercado de ações que mede o desempenho de cerca de 500 empresas nos EUA. Inclui empresas de 11 setores para oferecer uma imagem da saúde financeira do mercado de ações dos EUA e da economia em geral. Quer saber mais sobre este investimento? Leia este artigo do Valor Diário até o final.

Leia também: Confira aqui 3 apps para ganhar dinheiro com o seu tempo livre

O que é o S&P 500? Entenda o que é e como funciona este índice (imagem Canva)
O que é o S&P 500? Entenda o que é e como funciona este índice (imagem Canva)

Quais empresas estão no índice?

Para se qualificar para o índice, as empresas devem atender a determinados critérios. Entre outras coisas, as empresas devem:

  • ter uma capitalização de mercado – que se refere ao valor total das ações em circulação da empresa – de pelo menos US$ 8,2 bilhões;
  • estar sediada nos EUA;
  • ser estruturada como uma corporação e oferecer ações ordinárias;
  • estar listado em uma bolsa elegível dos EUA;
  • ter lucros reportados positivos no trimestre mais recente, além dos quatro trimestres mais recentes somados.

Sendo assim, por esse critério, apenas as maiores e mais estáveis ​​corporações do país podem ser incluídas no S&P 500. A lista é revisada e atualizada trimestralmente.

Veja também: Confira hoje nessa lista 3 carros econômicos para comprar em 2022

Você pode comprar ações do S&P 500?

O S&P 500 não é uma empresa em si, mas sim uma lista de empresas. Portanto, embora você não possa comprar ações do S&P 500, pode comprar ações em um fundo de índice que acompanha o S&P 500.

Na verdade, esta é uma das melhores maneiras para os investidores iniciantes ingressarem no mercado de ações norte-americano. Aqui estão alguns dos fundos de índice mais populares que acompanham este índice:

  • Ações de Investidores do Índice Vanguard 500 (VFINX);
  • Fidelity 500 Index Fund (FXAIX);
  • Fundo de Índice Schwab S&P 500 (SWPPX);
  • Fundo T. Rowe Price Equity Index 500 (PREIX).

Qual é o retorno médio do S&P 500?

Por quase o século passado, o retorno total médio anual do S&P (que inclui dividendos) foi de cerca de 10%, sem ajuste pela inflação. No entanto, lembre-se de que isso não significa que você pode esperar obter um retorno de 10% sobre seu investimento em um fundo de índice S&P 500 todos os anos.

Em 2008, por exemplo, o índice terminou o ano com uma impressionante queda de 37%. No ano seguinte, terminou em alta de 26%. Ganhar um retorno total anual médio de 10% requer uma mentalidade de investimento de longo prazo e uma vontade de enfrentar a volatilidade do mercado.

Para ilustrar, assista este vídeo: “S&P500 | Saiba tudo sobre o MAIOR indexador do mundo | com Alberto Amparo”, do Canal Tiago Reis, do YouTube.

Você também vai gostar: Confira hoje nesse artigo dicas de como se proteger do golpe do PIX

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.