Petrobrás (PETR4) tem forte queda após troca no comando da estatal; entenda

Ações da Petrobrás sofrem com seguidas mudanças na direção da companhia

São José do Rio Preto, quinta-feira, 26 de maio, por Sérgio Carrieri – Ações da Petrobrás fecharam em forte queda nesta última terça-feira. A princípio, pela troca de comando anunciada pelo Governo Federal. Contudo, as datas de cortes para pagamento de dividendos também influenciaram na oscilação dos papéis.

Dessa forma, o Valor Diário traz mais detalhes sobre essa mudança que mexeu com o humor do mercado nessa semana. Afinal, o presidente anterior da companhia ficou apenas quarenta dias no cargo. O governo anunciou como substituto, Caio Mário Paes de Andrade, atualmente no Ministério da Economia.

Não deixe de ler: Dinheiro esquecido: descubra se ainda dá tempo de sacar o seu dinheiro; confira

Petrobrás tem seguidas trocas de comando no atual governo

Contudo, essa nova mudança precisa ainda ser aprovada pelo conselho de administração da companhia. Se aprovada, Paes de Andrade será o quarto presidente da Petrobrás durante o atual governo. Sobretudo, em meio á diversas críticas quanto á política de  preços da empresa.

Além disso, mesmo negando a interferência na gestão de preços, o governo se posiciona contra os seguidos aumentos. E para a maioria da população, é difícil entender esses aumentos com o lucro atual da estatal. O que pode prejudicar a imagem do governo, ainda mais em tempos de eleição.

Não deixe de conferir: Como proteger suas criptomoedas de furtos de hackers? Confira aqui dicas importantes para proteger sua carteira

Oportunidade de investimento na companhia?

Segundo analistas, mesmo com a seguida troca de cadeiras na empresa, pode ser uma oportunidade. Ao contrário dos subsídios que aconteceram em governos anteriores, hoje esse risco não existe mais. Conforme artigo de Eduardo Vargas publicado em 24 de maio no Portal Suno Notícias.

Atualmente existe a Lei das Estatais e também o próprio estatuto da companhia impede esse tipo de comportamento. Aliado ao Ministro Paulo Guedes, o novo presidente já se mostrou contra a alteração na gestão de preços. A XP Investimentos, por exemplo, indica compra para as ações da Petrobrás.

Enfim, o grande desafio agora é de que o novo presidente atenda as expectativas do Governo Federal e do mercado financeiro. Quer saber mais sobre essa troca de comando na companhia? Então, assista ao vídeo abaixo do canal Jovem Pan News.

Leia também: Caixa Tem; saiba como pedir empréstimo de R$ 1 mil direto no App; aprenda passo a passo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.