São Paulo, segunda-feira, 18 de abril, por Cristiane Luzio Rodrigues – resgatar título do Tesouro Direto antes do vencimento pode estragar todo seu planejamento financeiro. Ou seja, não terá mais o lucro que projetou para o vencimento do título. E, pior ainda, pode sair no prejuízo. Portanto, ter metas de curto, médio e longo prazo para seus investimentos é a primeira regra para evitar perdas no mercado financeiro.
Neste aspecto, o Valor Diário informará as principais características dos títulos do Tesouro Direito. Embora considerado por especialistas os ativos mais seguros da economia brasileira, assim como todo investimento, ele também tem seus riscos. Como, o principal: ter prejuízo quando resgatar a aplicação antes do vencimento.
Leia mais: Entenda como será o novo Projeto “MEI Caminhoneiro”
Como é a relação liquidez e rentabilidade em títulos do Tesouro Direto?
Simplificadamente, investimentos em títulos públicos são realizados através do Tesouro Direto. Onde pode comprar ativos do governo e, em contrapartida, para este empréstimo, terá uma rentabilidade pré-estabelecida.
No entanto, mas para que o dinheiro possa girar na economia, o negócio concerne em deixar o seu dinheiro aplicado por determinado período. Aqui que entra a sua liquidez, ou seja, quando poderá efetivamente resgatar o seu dinheiro investido.
Neste ínterim, o Tesouro Direto demonstra, em seu site, especificadamente a rentabilidade e a liquidez do título. Ou seja, pode se planeja e ter uma projeção de quanto irá lucrar e quanto poderá resgatar o seu dinheiro.
Confira também: Quanto tempo de trabalho dará o direito a receber o seguro desemprego? Entenda
O que acontece se resgatar o dinheiro do Tesouro Direito antes do vencimento?
É possível resgatar antes do vencimento, no entanto, ocorrerá variação dos valores, a depender do título público que escolheu. Por exemplo, títulos prefixados atrelados ao IPCA, os preços oscilam durante todo o seu preço.
Desse modo, pode acontecer de, caso resgate antes, possa retirar seu dinheiro no prejuízo. Já títulos pós-ficados seguem a taxa Selic. Que, comumente, possuem rendimentos diários. Assim, aumentando a probabilidade de retirar sempre no lucro, ainda que antes do vencimento do título.
Por fim, para iniciar seus investimentos em títulos públicos, pode consultar diretamente o site do Tesouro Direito, onde terá sempre todas as informações atualizadas e, até mesmo, poderá simular seus investimentos.
Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “TOP 4 investimentos para ano de eleição: como ganhar dinheiro em 2022”, do Canal Me Poupe!, do YouTube.