Qual a diferença entre B3 e Bovespa? Entenda a diferença dos nomes

Ao analisar a Bovespa, você pode entender melhor como o mercado no geral funciona

Goiânia, terça-feira, 19 de abril, por Willames Sales – Um termo que tem estado muito em alta nos últimos dias é a Bovespa. Uma coisa que está diretamente ligada à Bovespa é a B3, que significa Brasil Bolsa Balcão. Portanto, é essencial saber a diferença entre os termos, e qual é a função deles no mercado.

De forma resumida, B3 é a atual Bolsa de Valores do Brasil, como dito anteriormente, e Bovespa é o principal índice de ações do país. Dessa forma, ambos funcionam juntos para significar situações do mercado. Continue lendo para descobrir mais sobre o assunto que o Valor Diário,  trouxe para você!

Confira: Conta Digital Fácil BB para MEI tem anuidade? Veja vantagens, desvantagens e muito mais

B3 entenda a história

Começando pela B3, você pode confirmar que hoje a B3 é a 5ª maior bolsa em valor de mercado em todo o mundo. Ela foi criada em 1890, e desde então tem passado por diversas mudanças e reformulações até chegar no que é hoje.

A bolsa é o ambiente onde ocorrem as negociações de títulos do mercado financeiro. Ou seja, lá você vai poder comprar e vender ações e outros ativos financeiros. Portanto, é nessa plataforma que os investidores do Brasil se alojam para fazer negociações.

Qual a diferença entre B3 e Bovespa? Entenda a diferença dos nomes
Qual a diferença entre B3 e Bovespa? Entenda a diferença dos nomes / Créditos de imagem freepik

E o que é a Bovespa?

Da mesma maneira, Bovespa foi originalmente o nome que deram à Bolsa de Valores antes dela ser a B3. Isso ocorreu em 1935, porém o termo se referia apenas à bolsa de São Paulo. Como você deve imaginar, o nome foi alterado, isso aconteceu em 2008, após a fusão dela com as outras bolsas no Brasil e sua integração à BM&F.

Leia também: Conta Digital Original PJ: vale a pena? Saiba tudo sobre anuidade, vantagens e desvantagens

Desde então, o nome Bovespa foi destinado ao índice de desempenho da B3 no mercado financeiro, chamado Ibovespa. Você pode imaginar que ele funciona como um termômetro que indica a variação do mercado de ações do Brasil.

Como a Bovespa pode me ajudar?

Ao analisar a Bovespa, você pode entender melhor como o mercado no geral funciona. Assim, você perceberá que, além do índice geral, você tem pequenas áreas que desempenham sozinhas. Elas, em épocas de crise, como foi em 2020, podem variar para baixo ou para cima.

Por exemplo, há subdivisões de petróleo e combustíveis, que acabaram tendo prejuízo na pandemia. Da mesma maneira, há também áreas como a Tecnologia da Informação, que tiveram um drástico aumento na pandemia.

A matéria escrita pela equipe G1, em abril de 2022, para o portal G1, mostra uma análise gráfica do desempenho da B3, com base nos índices do Ibovespa. Com isso, você pode ter uma noção maior de como o mundo financeiro funciona.

Veja o vídeo, “Top 4 investimentos sem risco pra quem está começando! Investimentos para iniciantes”, esse é um conteúdo do canal “Me poupe”, do YouTube.

Confira: Xp Investimentos publica dicas para manter a máxima segurança dos investimentos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.