Auxílio BEm Banco do Brasil: entenda como receber pelo BB
Auxílio BEm Banco do Brasil – o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda foi criado pelo governo com o intuito de reduzir o impacto social decorrente das consequências da pandemia de Coronavírus no país.
O programa prevê o pagamento emergencial por parte do Governo Federal a trabalhadores que fizerem acordos com seus empregadores para a suspensão de contrato ou redução proporcional da jornada de trabalho durante o período de calamidade pública.

Leia mais: O auxílio emergencial vai ser prorrogado?
Auxílio BEm Banco do Brasil: então, quem tem direito?
Só estão aptos a receber o benefício aqueles trabalhadores com carteira assinada que já tiverem feito acordo com o empregador em uma das seguintes condições:
- Redução proporcional da jornada de trabalho e do salário por até 90 dias; ou
- Suspensão contratual por até 60 dias.
O acordo só não é obrigatório para quem trabalhar na modalidade intermitente, que receberão o benefício de maneira automática, no valor de R$ 600.
Contudo, nem todo trabalhador de carteira assinada está apto ao benefício emergencial. Assim, estão fora da lista os seguintes casos:
- Tem empregos públicos, cargos em comissão de livre nomeação e exoneração ou é titular de mandato eletivo.
Além disso, também ficam fora aqueles que recebem os seguintes benefícios do governo:
- Benefício de prestação continuada do Regime Geral de Previdência Social;
- Seguro-desemprego; ou
- Bolsa qualificação profissional.
Leia também: CAIXA Tem: Como gerar o código do auxílio emergencial?
Como solicitar e receber o BEm pelo BB
Para aderir o programa, o empregador deve acessar informar ao Ministério da Economia o acordo celebrado com o trabalhador através de um dos seguintes portais:
- Se é pessoa jurídica, deve registrar o acordo pelo Empregador Web (https://sd.maisemprego.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf). Para isso, é necessário fazer sua autenticação e declarar as informações conforme leiaute pré-definido.
- No caso de pessoa física, deve registrar o acordo por meio do Portal de Serviços (https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=acesso.gov.br). Nesse caso, deve acessar a plataforma utilizando o login único GOV.BR e clicar no serviço Benefício Emergencial.
O valor será creditado em conta já existente e informada pelo empregado no ato do cadastro, podendo ser do Banco do Brasil ou de outra instituição. O benefício é calculado pelo governo, sendo referente a até 100% do seguro-desemprego.
Nos casos em que o crédito for devolvido pelo banco informado no cadastro, o valor do benefício será entregue em uma Carteira-Digital gratuita criada pelo próprio Banco do Brasil.
Auxílio BEm Banco do Brasil: veja como consultar
Para acompanhar o processamento do benefício, o trabalhador deve seguir os passos abaixo:
- Primeiramente, acessar o site do Banco do Brasil através desse link: https://www49.bb.com.br/pagamento-emergencial/#/pagina-inicial.
- Em seguida, informar dados como o CPF e data de nascimento do trabalhador, além do CNPJ ou outro documento que identifique a empresa empregadora.
- A partir daí, poderá consultar a situação de processamento do Auxílio BEm Banco do Brasil.
Leia ainda: Novas medidas adotadas para segunda parcela do auxílio emergencial