Quer saber como sacar FGTS se foi demitido durante a pandemia? Infelizmente a crise do coronavírus agravou ainda mais a situação de brasileiros em busca de um emprego. É que muitas empresas têm passado por dificuldades e o número de desempregados aumentou.
De acordo com IBGE, o Brasil terminou o primeiro trimestre de 2020 com 1,2 milhão de pessoas a mais na fila do desemprego. Um número nada positivo. Mas o empregador tem direitos trabalhistas que continuam valendo sendo possível sacar o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) e o seguro-desemprego. Saiba como fazer esse serviço online e sem enfrentar filas.
Leia também: Golpes usando links suspeitos aumentam durante pandemia
Foi demitido durante a pandemia? Saiba como sacar o FGTS!

A crise da pandemia agravou ainda mais o desemprego no Brasil. A Organização Internacional do Trabalho chegou a informar que o Brasil pode ter 25 milhões de brasileiros desempregados.
Mas os empregadores que foram demitidos durante a pandemia podem contar com os direitos trabalhistas. O pedido do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) e o seguro-desemprego podem ser feitos online. É que a Caixa Econômica Federal oferece esse serviço digitalmente para evitar aglomerações de pessoas na fila.
Leia também: Golpes na quarentena em idosos e aposentados: cuidados para não cair
Como fazer o saque digital do FGTS e evitar filas no banco?
A Caixa Econômica Federal está oferecendo esse serviço digitalmente para evitar aglomerações de pessoas na fila. É que o saque FGTS pode ser feito pelo aplicativo “FGTS” para Android e iOs.
Confira o passo a passo:
- É necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e realizar o login para ter acesso;
- Depois o usuário responde as perguntas feitas pelo aplicativo e clica no termo de aceitação e em Continuar;
- Posteriormente verá o saldo disponível para saque;
- Já para cadastrar a conta para receber o valor, deverá clicar em “Meus Saques”. Em seguida, clicar em “Cadastrar minha conta bancária para crédito do FGTS”. E então cadastrar uma conta bancária para receber o valor.
Após solicitar o FGTS se foi demitido durante a pandemia o valor estará disponível na conta indicada em até cinco dias úteis.
Leia também: Como recorrer se houver negativa do Auxílio Emergencial? Veja