Como pagar boletos no Caixa Tem com o dinheiro do Auxílio Emergencial
O Auxílio Emergencial está em segunda etapa de pagamentos para os mais e 50 milhões de beneficiários. Dessa vez, o governo mudou de estratégia e tem repassado o dinheiro por meio de poupanças digitais. Sendo assim, é importante que se saiba como pagar boletos no Caixa Tem.
Antes de mais nada, o cidadão deve entender que o aplicativo Caixa Tem é a única maneira de movimentar o dinheiro enviado pelo governo para as poupanças digitais criadas de forma gratuita.

Leia mais: Caixa já abriu mais de 40 milhões de poupanças digitais para o Auxílio Emergencial
Com isso, é através desse aplicativo que o dinheiro do Auxílio Emergencial é usado para pagar contas, seja ela em formato de boleto ou até mesmo em lojas presenciais.
Acessando o aplicativo Caixa Tem: o primeiro passo
Primeiramente, o beneficiário deve ter efetuado login na plataforma. Para isso, é preciso baixar o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).
Em seguida, para ter acesso, basta inserir as mesmas informações pessoais com as quais foi feita a solicitação pelo site ou app do Auxílio Emergencial, como CPF, nome completo, data de nascimento, e escolher uma senha.
Por fim, o beneficiário fará o login com o CPF e a senha escolhida. A partir daí, resta clicar em Auxílio Emergencial para ter acesso ao dinheiro.
Como pagar boletos no Caixa Tem
Ao acessar a plataforma, o beneficiário logo verá a função ‘Realizar Pagamentos’. É por ela que é possível pagar boletos dentro do aplicativo da poupança digital.
Nessa página, o beneficiário irá apontar a câmera do celular para que o código de barras do boleto/fatura seja escaneada.
Caso o documento seja virtual, basta inserir o número do código de barras e pagar.
É importante ressaltar que o valor máximo de um boleto aceito pelo Caixa Tem é de R$ 250.
Leia também: Cartão virtual Caixa é aceito para pagar compras em supermercados
Outros pagamentos
Também é possível fazer compras em lojas presenciais, como farmácias e supermercados. Nesses casos, o cidadão utilizará o cartão virtual.
Ou seja, clicará na função ‘Cartão de Débito Virtual’ no caixa de pagamento e então informará os dados:
- Número do cartão;
- Validade;
- Código de segurança.
Para saques e transferências bancárias, o aplicativo só liberará as duas funções a partir do dia 30 de maio.
Leia ainda: Entenda o calendário para saque e transferência da poupança social Caixa