Confira o cronograma de restituição do IR 2020

A partir desta sexta-feira (22) está liberado o cronograma de restituição do IR 2020. O cronograma foi anunciado pela Receita Federal, disponível para consulta pelos contribuintes que irão receber.

cronograma de restituição do IR 2020
Confira o cronograma de restituição do IR 2020 (Foto: Google)

Leia: Entenda o novo prazo da declaração do Imposto de Renda

Primeiro lote do cronograma de restituição do IR 2020

O pagamento do primeiro lote da restituição do IR 2020 tem previsão para o dia 29 de maio. Assim como outras antecipações e auxílios, essa também é uma forma de reduzir prejuízos causados à população pela pandemia do Coronavírus.

De acordo com informações enviadas pela Receita Federal, cerca de 901 mil contribuintes terão suas restituições no primeiro lote. Contudo, a liberação irá abranger indivíduos de grupos específicos.

Quem está no primeiro lote do cronograma de restituição do IR 2020

A liberação do primeiro lote terá o valor de R$2 bilhões e irá incluir contribuintes que tenham necessidade de prioridade com base nas leis. Entre eles, estão idosos que tenham acima de 60 anos, além de portadores de deficiência física ou mental.

Antecipação e diminuição de lotes

Da mesma forma que outros benefícios foram alterados, o cronograma de restituição do IR 2020 também teve suas mudanças. A primeira delas foi a antecipação: Anteriormente, a restituição era paga em meados de Junho. Porém, com a pandemia, o primeiro lote foi antecipado para Maio.

Ao mesmo tempo, a quantidade de lotes anterior foi diminuída: Nos anos anteriores, eram sete lotes. Atualmente, serão cinco lotes para diminuir o prazo final de pagamentos, que chegará até setembro de 2020. Comparadas com o ano de 2019, as restituições chegaram ao mês de dezembro.

Prorrogação do prazo de entrega

Anteriormente, a Receita Federal divulgou a notícia de que o prazo para a entrega do IR foi prorrogado para junho de 2020, mas o cronograma de restituições foi mantido e será realizado durante o prazo de envios.

De acordo com informações, dos 32 milhões de envios de declaração previstos para esse ano, apenas 14,7 milhões foram realizados.

Leia: Pagamento da 1ª parcela do 13º liberado para aposentados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.