O avanço tecnológico, vem impactando no desenvolvimento de diversos setores e o da comunicação não ficou para trás. A quinta geração de redes móveis, promete a internet mais rápida da atualidade. Por isso, hoje 17/11, o Valor Diário irá te explicar mais sobre a rede móvel 5G no Brasil! Confira!
O que é a rede 5G?
Seu principal objetivo é potencializar a banda larga sem fio e aumentar o alcance da banda larga móvel em relação a velocidade e conexão de usuários simultaneamente. Dessa forma, a quinta geração das redes móveis é o próximo passo rumo à evolução da internet.
Além disso, através do 5G, os usuários poderão ter a garantia de uma uma cobertura mais eficiente, rápida e ampla. Isso por que, também irá impactar nas transferências de dados que serão ainda maiores com o 5G.
Saiba mais sobre os benefícios da rede 5G
Segundo os critérios definidos pela GSMA (Organização que representa os interesses das operadoras de rede móvel) em 2014, a implementação do 5G no mundo, deveria contar com: Um consumo até 90% menor de energia em comparação com a rede 4G; a conexão entre os aparelhos móveis devem ser menores do que 5 ms de tempo – enquanto que o 4G, utiliza 30ms.
Além disso, a duração da bateria dos rádios receptores deverão ser maior do que os modelos atuais. Por fim, em cada área, o número de aparelhos instalados deverão serão entre 50 e 100 vezes maior, do que o necessário para emitir o sinal 4G.
Como funciona?
Através das ondas de rádio, o espectro de cobertura pelo 5G é muito maior quando comparado com as redes anteriores -3G e 4G, com 600 e 700 MHz.
O foco dessa nova modalidade é o mecanismo inteligente das antenas do 5G, que irão se adaptar as ondas já existentes para funcionar com a nova estrutura. Através desse mecanismo, as antenas conseguirão focalizar o sinal de rádio, ao invés de emitir para todas as direções como ocorrem nas formas antigas.
Conheça os dispositivos compatíveis com o 5G
Por se tratar de uma tecnologia nova, os receptores do sinal 5G serão mais caros. Contudo, com o passar do tempo, a tendência é que o preço se torne mais barato. Dessa forma, os smartphones serão os primeiros dispositivos a conseguirem acessar as redes 5G.
Por fim, o que se espera com o desenvolvimento dessa tecnologia, é o acesso dessa rede em eletrodomésticos e wearables (como pulseiras e relógios inteligentes), além de operações médicas que poderão ocorrer por distância.
Veja também: Leilão Do 5G: Conheça As Novas Operadoras Que Vão Atuar No Brasil