Conta digital da Caixa: como movimentar o dinheiro do Auxílio Emergencial
O Governo Federal lançou o calendário da segunda parcela do Auxílio Emergencial, que começa a ser pago nesta segunda-feira (18). A novidade, no entanto, ficou por conta de o repasse do dinheiro ser feito exclusivamente através de conta digital da Caixa.
Chamada de Poupança Social Digital, a conta on-line é criada automaticamente pela Caixa Econômica Federal e deve ser movimentada apenas através da Internet, com o intuito de diminuir filas em bancos para saques.

Leia mais: Auxílio emergencial: mudanças no app e cronograma de liberação
Entenda, portanto, o que é a Poupança Social e como movimentar o dinheiro do Auxílio Emergencial pela conta digital da Caixa.
Poupança Social Digital Caixa
A Poupança Social é um instrumento criado pela Caixa durante o período de isolamento social. Com ela, é possível movimentar dinheiro de benefícios sociais, como o Auxílio Emergencial.
Também é possível movimentar FGTS, seguro-desemprego e outros programas do governo. Porém, atualmente é disponível apenas as opções de transferir, pagar e sacar dinheiro, nas ações referentes ao Auxílio Emergencial.
Como movimentar o dinheiro da conta digital da Caixa?
A movimentação do dinheiro na conta digital é feita dentro do aplicativo Caixa Tem, no qual é possível:
- Fazer pagamentos de boletos/faturas e transferências online;
- Efetuar transações com um cartão virtual de débito;
- E solicitar o código para saque sem cartão em terminais de autoatendimentos da Caixa e Agências Lotéricas.
Leia também: Auxílio do Bolsa Família começa a ser pago no dia 18 de maio
O que deve ser feito para ter acesso à conta digital da Caixa?
Primeiramente, o trabalhador com o pedido de Auxílio Emergencial aprovado deverá baixar o aplicativo Caixa Tem para celulares com sistema operacional Android ou iOS e efetuar os seguintes passos:
- Ao acessar a página inicial do aplicativo, o cidadão clicará em “Sou Beneficiário”;
- Em seguida, informará os números do CPF;
- Na sequência, o aplicativo irá enviar um SMS que contará com um código para continuar com o cadastro na plataforma. O número do celular é o mesmo cadastrado no momento da solicitação do Auxílio Emergencial;
- Com isso feito, o aplicativo pedirá novamente informações de CPF, nome completo, data de nascimento e uma senha que será utilizada para efetuar login;
- Por fim, o beneficiário fará o login com o CPF e a senha escolhida. A partir daí, resta clicar em Auxílio Emergencial para ter acesso ao seu dinheiro.
Leia ainda: Quem tem conta no Banco do Brasil vai receber o Auxílio Emergencial? Entenda