Crise prejudica orçamento e IPTU vira alvo de inadimplência, saiba consequência

IPTU atrasado? Saiba quais as consequências. A crise da pandemia do coronavírus tem causado preocupação e deixado a população em casa. Só que as contas não param de chegar. É o caso do pagamento do IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano que faz parte das contas de vários brasileiros que possuem um imóvel próprio. O não pagamento do IPTU pode acarretar em diversos problemas para o proprietário.
Leia também: Retenção de IR sobre remessas ao exterior: STF nega pedido
Quais as consequências do IPTU atrasado?

As contas são uma das maiores preocupações com quem sofreu com a pandemia, seja por demissão ou redução do salário. Mesmo com ações do governo federal e estados que tomaram decisões para adiar o pagamento de tributos locais e proibir o corte de água, luz e gás, o pagamento do IPTU não teve alteração na grande maioria.
E quem deixou essa conta passar pode sofrer consequências. Uma delas é que o nome do devedor poderá ser inscrito em serviços de proteção de crédito, como o SPC e Serasa.
Com o nome no SERASA isso acaba impossibilitado o usuário de conseguir crédito em instituições financeiras, perdendo pontos do chamado “Score” e redução na possibilidade de conquistar parcelamento em outras empresas.
Outra consequência com IPTU atrasado é que o dono do imóvel pode ser impedido de vender o imóvel, quando emitido certidão negativa de débito.
Essas são apenas algumas das consequências que podem também depender de cada município.
Leia também: Perda salarial aumenta durante a pandemia, aponta boletim do Salariômetro
Estados deram desconto do IPTU na pandemia
A população se questionou se durante a pandemia do coronavírus haveria isenção do pagamento do IPTU, e alguns prefeitos chegaram a afirmar que sem o dinheiro desse imposto não daria para ajudar a população.
Outras prefeituras como a do Rio de Janeiro chegaram a dar 20% de desconto para o pagamento do IPTU.
Já a Prefeitura de Belo Horizonte adiou o pagamento de IPTU para comércios fechados durante a pandemia e sem a incidência de juros e multa por atraso de pagamento.
De qualquer forma, segundo os especialistas, é necessário buscar alternativas de acertar o pagamento e negociar maneiras de pagar que podem ser realizadas diretamente com órgão municipal de cada cidade.
Leia também: Segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas começa a ser pago dia 25