Com prazo estabelecido para o fim de Abril, a declaração do Imposto de Renda teve sua data final prorrogada. Devido à pandemia da COVID-19, a Receita Federal decidiu pela alteração da data limite para a declaração. Contribuintes precisam ficar atentos às novas datas.
Leia: Meu INSS: Atendimento online sem sair de casa
Nova data
Um novo cronograma indica que a nova data limite para declaração do Imposto de Renda foi prorrogada para o dia 30 de junho. Com isso, contribuintes não serão prejudicados pela crise atual causada pela pandemia e terão mais organização para finalizar a papelada e realizar a declaração.
A decisão de prorrogar a data final da Declaração do Imposto de Renda foi informada no início do mês, por razão de muitos pedidos para que esse adiamento ocorresse. Por motivos da quarentena, a elaboração da papelada se tornaria quase impossível.
Validar documentos é um processo que precisa da interferência de um cartório e esse serviço se encontra fechado ou limitado durante o isolamento social. Essa foi uma das justificativas para que o processo fosse aceito pela Receita Federal.
Diminuindo os impactos da crise do Coronavírus
Estamos passando por uma crise econômica jamais vista no mundo inteiro. Essa foi mais uma das razões para que a declaração do Imposto de Renda fosse adiada. Assim, os contribuintes poderão ter um maior prazo para levantarem recursos a serem repassados para o Governo.
Restituições mantidas
Embora a data da declaração do Imposto de Renda tenha sido alterada, as restituições continuarão com o mesmo prazo inicialmente estipulado. Segundo a Receita Federal, os pagamentos serão iniciados no mês de Maio, mais cedo do que as restituições dos anos anteriores.
Haverá um cronograma de restituições, que será iniciado pelos contribuintes que realizaram a declaração do Imposto de Renda no início do prazo, que foi no dia 01 de Abril. A devolução será realizada por ordem de declarações enviadas e dará preferência para idosos, portadores de doenças graves e portadores de deficiência.
Calendário de restituições
- primeiro lote: 29 de Maio de 2020
- segundo lote: 30 de Junho de 2020
- terceiro lote: 31 de Julho de 2020
- quarto lote: 31 de Agosto de 2020
- quinto lote: 30 de Setembro de 2020
Leia: Pagamento da 1ª parcela do 13º liberado para aposentados