O Governo Brasileiro vem criando medidas provisórias de liberação de recursos financeiros para brasileiros que tiveram seus salários reduzidos ou para trabalhadores informais e autônomos que tiveram suas rendas prejudicadas devido à pandemia. Mas existem prazos para o saque do auxílio.
Pagamentos realizados pela conta digital da Caixa terão seus valores retirados das contas se não houver saque do auxílio no prazo pré-estabelecido pelo Governo.
Prazo de 90 dias
Todos os benefícios depositados nas contas digitais criadas pela Caixa Econômica terão o prazo máximo de 90 dias para retirada da conta. Após esse prazo, o Governo vai pegar o dinheiro de volta e distribuir para outros beneficiários.
Esse processo é semelhante aos pagamentos de benefícios da Previdência Social ou do Bolsa Família. O saque do auxílio precisa ser feito no prazo estimado no momento da criação do benefício e afeta proprietários da conta digital social.
Por que isso acontece?
O saque do auxílio emergencial é liberado para beneficiários que estão incluídos nos grupos de brasileiros que precisam de uma complementação na renda para necessidades básicas em suas residências. Se o dinheiro não for utilizado em 90 dias, automaticamente o Governo entende que o beneficiário não precisa daquele dinheiro.
O processo de retorno do dinheiro vale para o auxílio emergencial e a complementação de salário através do seguro-desemprego para trabalhadores que tiveram seus contratos de trabalho reduzidos.
E quem recebe por outras contas bancárias?
Apenas quem recebe o benefício pela conta digital da Caixa precisa realizar o saque do auxílio. Beneficiários que recebem por outras contas não se classificam nesse prazo e podem movimentar o dinheiro quando desejarem.
Por isso o Ministério da Economia recomenda que os beneficiários da conta digital da Caixa retirem o dinheiro da conta assim que possível. Ou transferindo para outra conta ou realizando o saque do auxílio nas agências da Caixa.