Os golpes na quarentena em aposentados aumentaram ainda mais na pandemia do coronavírus. Os golpistas enviam links malisiosos com objetivo de roubar dados e ter acesso as contas. Principalmente em época de crise o número de golpes contra os aposentados cresce. Saiba como se precaver.
Os idosos e aposentados costumam ser os alvos principais porque muitos tem falta de informação e pouco domínio da tecnologia, o que acaba contribuindo para caírem em golpes. Alguns cuidados são importantes para evitar problemas financeiros.
Leia também: Inscrição no Cadastro único: Confira as novas formas liberadas na pandemia
Como não cair em golpe na quarentena?

Os golpes podem ser dos mais diversos. Desde online, e até mesmo envolvendo entidades sérias como o INSS. Somente em 2017, os golpes contra aposentados pelo INSS cresceram 30%.
Especialistas alertam que o mais comum são golpes envolvendo o empréstimo bancário e sequestro de parentes. Mas na quarentena devido ao isolamento social o aumento de golpes virtuais tem crescido.
Foi o que apontou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Somente de fevereiro para março, quando começou a quarentena, foi registrado aumento de 44% da alta de links falsos para atingir o consumidor.
E a PSafe que é uma empresa especializada em segurança digital, afirmou que mais de 11,37 milhões de pessoas acessaram ou compartilharam links falsos relacionados ao auxílio que foi disponibilizado aos profissionais liberais durante a pandemia.
Leia também: Como recorrer se houver negativa do Auxílio Emergencial? Veja
Dicas para evitar cair em golpes financeiros
Entre os maiores cuidados, desde idosos e aposentados, como também público em geral estão:
- Cuidar com mensagem falsa enviada no WhatsApp pedindo para atualizar dados;
- Atenção com mensagens que são dirigidas em nome de bancos e instituições, como por exemplo: “Evite o bloqueio das suas senhas”; “Precisa de mais tempo para pagar seus boletos, sem juros?”; “Não deixe seu cartão ser bloqueado”; entre outros;
- Desconfiar do bilhete premiado. Em 2019, na cidade de Novo Hamburgo (RS), um idoso de 79 anos perdeu 179 mil reais que foram levados por estelionatários. É um crime que infelizmente ainda atinge muitos idosos;
Outra dica é procurar a opinião de uma pessoa de confiança para se certificar se não está caindo em golpe, afirmam os especialistas.
Os golpes na quarentena em aposentados podem aumentar ainda mais a vulnerabilidade de muitos usuários em momentos como esse que vivemos.
Leia também: Golpes usando links suspeitos aumentam durante pandemia