Inflação derruba poder de compra dos brasileiros aponta pesquisa da CNI; confira
Pesquisa sobre a inflação foi divulgada essa semana e revela novos números
São José do Rio Preto, 20 de abril, por Sérgio Carrieri – A inflação causada pela crise sanitária de 2020 e agora pelo conflito na Europa tem novos números. Segundo levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 76% dos brasileiros teve uma piora na situação financeira.
Dessa forma, o Valor Diário traz mais detalhes dessa pesquisa que mostra que o país ainda sente os efeitos do isolamento social e da pandemia. Além disso, nossa economia continua patinando na recuperação agravada agora pela inflação. E sem uma definição no curto prazo para a guerra, a tendência é a situação se prolongar.
Não deixe de conferir: Conta Digital BMG vale a pena? Veja sobre anuidade, vantagens e desvantagens
Inflação derruba poder de compra dos mais pobres
A pesquisa aponta ainda que 95% dos entrevistados sentem os efeitos da alta generalizada de preços. Do mesmo modo, no último levantamento em novembro de 2021, o índice era de 73%. Ou seja, um aumento significativo nos consumidores que tiveram seu poder de compra impactado negativamente nos últimos seis meses.
Ao passo que a pesquisa aponta ainda que 66% dos consumidores entrevistados acreditam que a inflação deve persistir por um bom tempo ainda. Algumas mudanças nos hábitos de consumo também foram apontadas. Por exemplo, 16% dos entrevistados reduziram os gastos com combustíveis e 15% simplesmente cortaram o gasto de vez.
Leia também: Conta Digital Zro Bank vale a pena? Veja tudo sobre anuidade, vantagens e desvantagens
A solução passa por uma grande reforma
A princípio, a CNI defende uma grande reforma tributária para impulsionar o crescimento da economia. Ainda segundo a instituição, reduzir o custo Brasil seria fundamental para fomentar novos investimentos no país. Conforme artigo publicado hoje no Portal Jovem Pan.
Ao mesmo tempo, a pressão inflacionária não cederá enquanto não houver mecanismos que defendam a economia da recessão global. A ideia é de que com uma reforma tributária, a geração de empregos seria acelerada. Porém, conseguir isso em ano eleitoral não é tarefa das mais simples.
Enfim, para a maioria dos brasileiros, os impactos no custo de vida ainda serão sentidos por um bom tempo. Sobretudo para aqueles que têm as menores rendas, comprometidas com alimentação e contas de consumo. Quer saber mais sobre a pesquisa da CNI? Então veja o vídeo abaixo do canal Jovem Pan.