O leilão do 5G, ocorreu no último dia 04 novembro. Com isso, novas empresas passarão a atuar no mercado para oferecer essa tecnologia. Por isso, hoje 13/11, o Valor Diário irá trazer todas as informações para que você conheça as novas operadoras que vão oferecer o 5G no Brasil.
O leilão do 5G
Primeiramente, o leilão do 5G aqui no Brasil ocorreu entre os dias 04 e 05 de novembro, obtendo um saldo de R$46,7 bilhões entre as empresas/operadoras de telecomunicação do país. Além disso, as operadoras dominantes desse setor no Brasil, como a Claro, Tim e Vivo, conseguiram obter os principais lotes para transmissão com foco nacional.
Contudo, além dessas três operadoras, houve apenas mais uma que conseguiu o bloco para transmissão nacional, as demais serão todas com foco regional.
Dessa forma, as empresas que conseguiram o lote, investirão na implementação do 5G, por meio das faixas de frequência que foram adquiridas, durante o período de 20 anos.

As novas operadoras de Telecomunicações no Brasil, quais são:
Winity II Telecom LTDA
Essa foi a empresa que conseguiu o lote nacional, além das operadoras mais famosas do país. Ela arrematou o primeiro lote com faixa de 700 MHz por R$1,427 bilhões.
A Winity foi criada em 2020, mas é controlada pela Pátria Investimentos, atuando como provedor de infraestrutura sem fio, com foco em telefonia móvel e nas novas tecnologias de conectividade 4G e 5G. Uma das obrigações da Winity é possibilitar a conexão 5G nas rodovias.
Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A
Criado há 23 anos, o Grupo Brisanet tem sede no Ceará, e atua como provedor de internet por fibra óptica, telefonia fixa e TV por assinatura, além de outros serviços.
Ela atua em 7 estados, tendo em média 790 mil usuários. No leilão, a empresa obteve lotes regionais no nordeste, e mais 3,5 GHz para o Centro-Oeste.
Cloud2U Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA
Pertencente ao Grupo Greatek, foi fundada há cerca de 30 anos e atua no ramo de telecomunicações, eletrônica e óptica, na qual produz equipamento para esse mercado. A sede da empresa é em São José dos Campos, SP.
Consórcio 5G Sul
Essa é uma parceria entre empresas da área de telecomunicações: a Unifique, que atua em SC, PR e RS, junto com a estatal Copel, que é uma companhia de energia atuante no Paraná.
Elas irão dividir a área de atuação, na qual a Copel implementará o 5G no Paraná e a Unifique nos outros dois estados (RS e SC).
Fly Link LTDA
Em seguida, fundada em 2002 na cidade de Uberlândia (MG), a Fly Link fornece internet para linha fixa através de conexão discada e sem fio. Além disso, recentemente começou a fornecer também internet por fibra óptica.
Contudo, a empresa atua outras cidades em diferentes estados, como: Uberaba, Monte Alegre, Catalão entre outras.
Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação LTDA
Por fim, essa foi a última empresa a se unir ao grupo das novas operadoras de telecomunicações. Desse modo, criou-se a Neko em 2021, e arrematou lote regional com faixa de frequência de 26 GHz, para atuar no estado de São Paulo.
Veja também: Privatização do 5G: Saiba o que irá mudar na internet do País