Em atuação com um novo plano de convivência com a pandemia, os locais públicos liberados para exercícios em Recife vêm gerando divergências na população. No dia 20 de junho, o último sábado, foram liberados praias, parques. No da 21, foi a vez das ciclofaixas para que os recifenses possam praticar exercícios ao ar livre.

Locais públicos liberados para exercícios
Locais públicos liberados para exercícios em Recife (Foto: Arnaldo Carvalho)

Leia: Reabertura do comércio do Recife: Confira novidades e opinião pública

Locais públicos liberados para exercícios 

Primeiramente, no sábado, as praias da cidade do Recife foram liberadas apenas para exercícios no calçadão, assim como os parques públicos. Porém, a liberação vem sendo discutida pela população, que diverge entre apoio e críticas.

A princípio, as críticas vêm através dos últimos resultados da curva de contágio, que aumentou no último fim de semana em Pernambuco e voltou a preocupar a gestão da cidade do Recife. Além disso, foi relatado o desrespeito quanto às recomendações.

Desrespeito às recomendações

Embora os locais públicos liberados para exercícios tenham sido acompanhados por recomendações quanto ao distanciamento e o uso de máscara, foram relatados muitos recifenses praticando exercícios sem máscara. Igualmente, os parques e praias ficaram lotados. Ou seja, o distanciamento também não foi seguido pela população.

Banho de mar não autorizado

Sob o mesmo ponto de vista, apenas o exercício foi autorizado nas praias. Porém, a população aproveitou para quebrar a quarentena para tomar sol na areia  mergulhar no mar. A gestão do Recife se pronunciou sobre o caso, enfatizando que o banho ainda não está autorizado, visto que não há como conter ou mensurar o contágio através da água do mar.

Ciclofaixa turística liberada

Desde o dia 19 de março, a ciclofaixa turística que percorre o centro da cidade e adjacências estava bloqueada. A partir de hoje, dia 21 de junho, essa atividade também se tornou um dos locais públicos liberados para exercícios em Recife. Além disso, o percurso teve uma ampliação e, agora, chega a cerca de 160 km.

A novidade foi anunciada pela Prefeitura do Recife na última sexta-feira. Geraldo Julio, prefeito da cidade, informou que é de suma importância que a população continue utilizando máscara de proteção, mesmo que a prática do ciclismo já tenha certo distanciamento.

Saúde mental em foco

De acordo com a Prefeitura, os locais públicos liberados para exercícios em Recife são parte da preocupação da gestão com a saúde mental da população, visto que a prática do exercício traz bem-estar ao praticante. Além disso, a saúde física também é uma preocupação dos gestores da cidade.

Leia: Grupos solidários do Recife mudam sua rotina durante a quarentena

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here