Na última terça-feira, dia 12 de Maio, o Ministério da Economia informou que até o momento o auxílio emergencial é temporário e tem como função diminuir os impactos causados na economia brasileira e na diminuição considerável de renda entre os brasileiros.
Leia: Saque do auxílio emergencial nos caixas do banco 24h
O auxílio emergencial é temporário e não há previsão de extensão
Antes de mais nada, o auxílio emergencial foi criado com uma função específica e não há previsões de que sua função seja alterada ao longo dos meses. Por isso, a informação de que o auxílio emergencial é temporário é um ponto que deve ficar em alerta na cabeça dos cidadãos.
Inicialmente, o auxílio foi criado para uma duração de três meses, com previsões no fim da pandemia. Portanto, não há previsões de que o auxílio seja estendido por mais tempo. Assim, a pessoa não deve fazer planos a longo prazo com o dinheiro, que pode ser cortado a qualquer momento.
Mudanças nos programas sociais após a pandemia
Embora não hajam previsões para a extensão do auxílio emergencial, o Ministério da Economia informou que os programas sociais já existentes podem passar por alterações após o fim da pandemia.
O auxílio emergencial é temporário, não há previsão de adiamentos. O ministro Paulo Guedes informou, por meio de nota de esclarecimento, que o Ministério tem criado outras medidas provisórias, além do auxílio emergencial, para que os impactos do Coronavírus diminuam ainda mais.
Auxílio aos mais vulneráveis
Em primeiro lugar, segundo o Ministério da Economia, a preocupação era de preservar vidas e atividades econômicas. O Governo conseguiu auxiliar os mais necessitados e vulneráveis com todas as medidas provisórias criadas.
O Ministério também falou que não deseja que o auxílio emergencial se torne uma herança da pandemia. Ou seja, o auxílio emergencial é temporário para que a população não considere o valor uma lembrança dos momentos tão difíceis pelos quais o país está vivenciando.
Número de beneficiários do auxílio
Em primeiro lugar, o Governo informou que cerca de 50,5 milhões de brasileiros já receberam o auxílio emergencial. Estes foram auxiliados nos momentos de vulnerabilidade econômica. Esse número ultrapassou as previsões para a liberação do benefício. Visto que a previsão total era de 54 milhões e que ainda falta mais de um mês para o fechamento das inscrições.