O que é Elisão Fiscal? Medida ganha força na pandemia

Entender de tributos e impostos não é uma tarefa fácil. Dentre esses termos, a Elisão Fiscal não é simples de compreender para muitos usuários. Mas ela pode ser importante para as empresas, ainda mais nesse contexto que o Brasil atravessa em decorrência da pandemia do Coronavírus.

Quando se fala em pagar impostos, é mais fácil compreender com um exemplo. Em 2019, cada brasileiro precisou trabalhar cerca de 128 dias apenas para quitar os seus compromissos com o pagamento de tributos.

Leia também: Cálculo do Bolsa Família: Quanto devo receber?

Como a Elisão Fiscal funciona?

O que é Elisão Fiscal
O que é Elisão Fiscal? Foto – Pixabay

De forma resumida, ela consiste em melhor distribuir os recursos e tributos que uma empresa tem para pagar. Ou seja, existe uma maneira das empresas reduzirem o valor pago em impostos através da elisão fiscal.

Essa ação está diretamente ligada ao comportamento do contribuinte em relação ao pagamento de impostos tributários. Mas podem ser criadas maneiras de diminuir sua carga de imposto, mas sem infringir a lei.

Muitas empresas praticam a elisão fiscal, sejam elas multinacionais, empresas de médio porte ou micro empresas. Só que ela deve ser feita por profissionais capacitados, e não é considerada crime.

Alguns exemplos práticos de elisão fiscal dependem da escolha do regime tributário. Pequenas empresas se enquadram no Simples Nacional. Outro exemplo é a escolha do local para instalação da empresa. Alguns municípios cobram uma alíquota menor.

Leia também: Qual é o último dia para se cadastrar no auxílio emergencial?

Por que pagar impostos e tributos?

Pagar impostos é uma tarefa que ninguém gosta de cumprir, mas é necessário para a promoção do bem-estar social da nação. Principalmente no Brasil, as cargas tributárias são consideradas altas, tanto para as empresas quanto para as pessoas físicas.

Os impostos estão dentro do conjunto dos tributos. No Brasil são cinco tributos: impostos, contribuições, taxas, contribuições de melhoria, empréstimo compulsório. Portanto, o pagamento de impostos ajuda na segurança pública, educação, saúde, construção de estradas, entre outros.

Leia também: Análise do auxílio: Dataprev libera 14,7 milhões de resultados hoje

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.