Guabiruba, quarta-feira, 20 de abril, por Tiago Kohler Fagundes – Desde o final do ano de 2021, o Ministério da Economia, que é liderado por Paulo Guedes, vem estudando sobre a possibilidade de realizar uma nova Prova de vida do INSS. Neste caso, ela vai funcionar de um jeito um tanto diferente, não sendo mais necessário que os cidadãos que estão aposentados tenham que ir até uma agência bancária que recebem o benefício social para comprovar que ainda estão vivos.
Portanto, no artigo de hoje, Valor Diário abordará mais sobre o tema. Dessa forma, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura aqui conosco porque preparamos um guia completo para te ajudar.
Não deixe de ler: Criptomoedas poderão estar sob custódia de bancos nos EUA; confira
Confira também: Como investir de forma inteligente? Investidor mais rico do mundo explica
Prova de vida do INSS: saiba tudo sobre como ela vai funcionar neste ano
Segundo o que foi informado pela pasta da previdência, a partir de agora não vai mais ser necessário que o cidadão tenha que ir até uma agência para comprovar. Tudo vai ser comprovado através de movimentação que ele faz em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Mas, como assim?
Agora, sempre que o cidadão votar, fizer empréstimos consignados e até mesmo pagar faturas no seu cartão de crédito, ele vai comprovar que ainda estava vivo e, deste modo, vai ser possível que continue recebendo até que algum de seus parentes declare que o mesmo estava falecido – ou então, que haja o cruzamento de banco de dados e veja que não há mais movimentação na conta do cidadão.
Antes do ano de 2022, ao não realizar a prova de vida, o cidadão estava sujeito a perder o direito do seu programa social. Dessa forma, tinha que passar por grandes burocracias para ter de volta.
O canal do INSS Passo a Passo conta com um vídeo que vai te ajudar a entender mais sobre quem tem que fazer a prova de vida do INSS no ano de 2022. Portanto, se ainda está com alguma dúvida sobre o assunto, basta continuar a leitura aqui conosco.