Santa Cruz do Sul, distante 150 km de Porto Alegre, teve uma boa notícia na segunda-feira, 20. É que o governo do Estado do Rio Grande do Sul aceitou o pedido de recurso e Santa Cruz continua na bandeira laranja. Para conter a covid-19, o Estado do Rio Grande do Sul tem trabalhado com o distanciamento controlado através do anúncio de bandeiras.

Semanalmente o Estado apresenta orientações sobre a bandeira do município, de acordo com a região. Elas são de cor amarela, laranja, vermelha e preta. Quando se encontra em vermelha, apenas estabelecimentos que são considerados fundamentais podem abrir, os demais devem seguir fechados. Pela segunda semana consecutiva Santa Cruz teve anúncio de bandeira vermelha, mas entrou com pedido de recurso e conseguiu reverter a situação.

Leia também: Aparecida de Goiânia: 22 pessoas se recuperam de Covid-19 e recebem alta no fim de semana

Bandeira laranja e a abertura do comércio

bandeira laranja
Santa Cruz do Sul (RS) permanece na bandeira laranja e comércio segue aberto Foto – Site Distanciamento Controlado RS

Seguir na bandeira laranja é importante para o quesito econômico do município. É que quando uma região é classificada na bandeira vermelha, de alto risco de contágio, apenas serviço essenciais podem abrir. Sendo assim, o comércio deve trabalhar de forma fechada.

Isso consequentemente gera um impacto negativo na economia da região que já vem sentindo os efeitos da pandemia do coronavírus mesmo sendo uma cidade que emprega bastante.

Em outro texto (clique aqui para acessar a entrevista) conversamos com um gerente de uma loja que expôs a sua preocupação, caso o comércio tenha que fechar nas próximas semanais. Mesmo compreendendo a importância do distanciamento social, ele relata o aumento do desemprego e mercadorias que deixam de ser vendidas.

Conforme anúncio e divulgação da Prefeitura, o número de pacientes que estão recuperados subiu para 177. O número de casos confirmados em Santa Cruz do Sul é 239. Já o número de mortes é de 1.

Leia também: 90 mil alunos recebem kits pedagógicos e cestas básicas em Recife

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here