Na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, a segunda parcela do 13º de aposentados começa a ser liberada. Agora, os beneficiários receberão os 50% faltantes do 13º salário, que foi antecipado devido à pandemia do Coronavírus.

Leia: INSS antecipa primeira parcela do 13º para abril
Liberação da segunda parcela do 13º de aposentados
A princípio, o objetivo de antecipação do 13º para aposentados era o de reduzir os impactos causados pelo isolamento social recomendado pela OMS e pelo Ministério da Saúde. Assim como o auxílio emergencial e outra inúmeras medidas criadas pelo Governo Federal.
Antecipadamente, os segurados receberam a primeira parcela até o início do mês de maio, e a segunda parcela do 13º de aposentados vai liberar a outra metade entre os dias 25 de Maio e 05 de Junho.
Desconto do Imposto de Renda
Todavia, na liberação da segunda parcela haverá a inclusão do desconto do Imposto de Renda que não foi debitado no pagamento da parcela anterior. Desde já, os segurados devem estar atentos a essa informação para não se surpreenderem com o valor depositado em conta.
Beneficiários que receberão a segunda parcela do 13º de aposentados
Assim como aposentados e pensionistas, a segunda parcela do 13º também será entregue para indivíduos que recebem pensão por óbito; bem como recebedores do auxílio-doença; segurados pelo auxílio-acidente; mães que recebem o salário-maternidade; por fim, segurados do auxílio-reclusão.
Calendários para a liberação dos valores
Igualmente à primeira parcela, a liberação da segunda parcela do 13º de aposentados seguirá o mesmo cronograma, com base no número final do cartão do benefício.
Primeiramente, terão prioridade beneficiários que recebam até um salário mínimo. O cronograma de pagamento é: 25 de Maio para final 1; 26 de Maio para final 2; 27 de Maio para final 3; 28 de Maio para final 4; 29 de Maio para final 5; 1º de Junho para final 6; 02 de Junho para final 7; 03 de Junho para final 8; 04 de Junho para final 9; Por fim, 05 de Junho para final 0.
Em seguida, para os segurados que recebem mais de um salário mínimo, o cronograma é: 1º de Junho para finais 1 e 6; 02 de Junho para finais 2 e 7; 03 de Junho para finais 3 e 8; 04 de Junho para finais 4 e 9; Por fim, 05 de Junho para finais 5 e 0.