Segunda parcela do auxílio emergencial atrasa e não tem data atualizada

Hoje, dia 14 de Maio, completam-se duas semanas de atraso na divulgação de liberação da segunda parcela do auxílio emergencial. Com isso, a população brasileira tem relatado cada vez mais dificuldades financeiras, devido à espera do auxílio.

segunda parcela do auxílio emergencial
Segunda parcela do auxílio emergencial atrasa e não tem data atualizada (Foto: Site Auxílio emergencial Caixa)

Leia: Como transferir o auxílio emergencial para outra conta

Na espera da divulgação do calendário para a segunda parcela do auxílio emergencial

Em primeiro lugar, a previsão anterior era de que os pagamentos da segunda parcela do auxílio fossem liberados entre os dias 27 e 30 do mês de Maio. Mas o Ministério da Cidadania recuou e informou que a liberação do calendário agora estaria nas mãos do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

TCU ordena devolução do auxílio emergencial entregue a irregulares

Anteriormente, a Caixa Econômica anunciou uma antecipação da segunda parcela, mas logo em seguida, o anúncio foi cancelado. Portanto, chega a mais de 15 dias o atraso no pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial.

Beneficiários do Bolsa Família têm calendário divulgado

Dentre os beneficiários do auxílio emergencial, apenas aqueles que são cadastrados no Bolsa Família têm o calendário de liberação do benefício. Este vai acontecer entre os dias 18 e 29 de Maio. Entretanto, não há sequer previsões de quando a segunda parcela do auxílio emergencial será liberada para beneficiários inscritos através do app da Caixa.

Problemas no orçamento para a segunda parcela do auxílio emergencial

De acordo com informações liberadas pelo Governo Federal, a demora na liberação do calendário se deu porque a quantidade de brasileiros aprovados para o recebimento do benefício foi muito além das expectativas.

Nesse sentido, o orçamento é algo que preocupa, já que as previsões eram de um gasto total menor do que o que já foi utilizado em apenas um mês. 

Além disso, também existem cerca de 14 milhões de solicitantes que ainda aguardam a sua análise. Ou seja, o número de beneficiários ainda irá aumentar até o último dia de inscrição no auxílio emergencial, que é o dia 02 de julho.

O que a Caixa Econômica tem feito

A Caixa Econômica liberou um balanço de gastos e eles chegam a cerca de R$35,5 bilhões, destinados a cerca de 50 milhões de beneficiários.

Quanto ao atraso, a Caixa informou que apenas está aguardando a liberação da segunda parcela do auxílio emergencial através do Governo e, também, a lista de novos beneficiários aprovados pela Dataprev.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.