A última segunda-feira, dia 22 de junho, foi marcada pela reabertura de shoppings por toda a cidade do Recife. Embora houvesse um planejamento e recomendações pela gestão da cidade, pelo Ministério da Saúde e pela OMS, muitos locais tiveram pontos de grandes aglomerações.

Reabertura de Shoppings
Reabertura de shoppings causa aglomerações em Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Leia: Locais públicos liberados para exercícios em Recife

Reabertura de shoppings durante a pandemia

Inicialmente, reabrir os shoppings veio junto com uma série de recomendações. Entre elas, o respeito ao distanciamento social, o uso constante de máscara de proteção e um limite na quantidade de clientes presentes nos locais.

Em síntese, as recomendações deveriam ser seguidas por todos. Porém, no ambiente de circulação, foram notadas várias formas de descumprimento aos requisitos exigidos pelos estabelecimentos. Cidadãos circulavam em grupos e houve o excesso de pessoas nos locais. Além disso, inúmeras pessoas não utilizavam a máscara de forma correta.

Recebimento com aplausos e grande expectativa

A princípio, os consumidores foram recebidos na entrada dos shoppings com aplausos dos funcionários e, nas lojas da área interna, houve o cumprimento das recomendações de higiene e segurança.

Fila dobrando o quarteirão

O Shopping Boa Vista, que fica na área central da cidade do Recife, não teve tanto sucesso quanto às expectativas de segurança. De antemão, uma fila na frente do Shopping foi organizada. Porém, a fila chegou a dobrar o quarteirão e os cidadãos se aglomeraram antes de conseguirem entrar no local.

Ao mesmo tempo, as lojas próximas ao shopping também contavam com filas enormes e grande parte dos clientes insatisfeitos. Muitos desistiram antes de conseguir entrar tanto no shopping, quanto nas lojas. Além disso, muitas pessoas se encontravam sem máscara ou utilizando de forma incorreta, e em grupos.

Opinião de funcionários e público

Quando perguntada sobre a situação, Jéssika (De sobrenome não divulgado), funcionária de uma das lojas do Shopping Boa Vista, disse que estava empolgada para a reabertura de Shoppings

“Eu sei que essa situação de aglomeração é complicada e aqui na loja estamos fazendo o possível para que todos os clientes sejam bem atendidos com segurança em primeiro lugar. Mas essa pandemia foi muito difícil na questão do dinheiro. Afinal, eu prefiro trabalhar com muito cuidado, do que ficar em casa e desempregada.”, afirmou.

Já Sandra Menezes, consumidora que foi uma dos desistentes a saírem da fila do Shopping Boa Vista, falou do descaso com o público. “É um absurdo deixarem a gente nessa fila, do lado de fora e no calor. Além disso, ninguém respeita a distância um do outro. Estão todos colados e sem máscara.”.

Pronunciamentos dos Shoppings quanto à situação

Em suma, um dia após a reabertura de Shoppings, nenhum deles se pronunciou sobre as situações relatadas. Cinemas e praças de alimentação permanecem fechados, as lojas continuarão funcionando em sistema de Drive Thru e todos os estabelecimentos e áreas de convivência estarão dispostos de álcool em gel e 70%.

Leia: Grupos solidários do Recife mudam sua rotina durante a quarentena

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here