Título de eleitor; confira aqui como consultar situação e o que fazer para regularizar

evite problemas e não fique de fora das eleições

Belo Horizonte, domingo, 8 de maio de 2022, por Edmar Oliveira — Neste ano teremos eleições e  por isso todos devemos estar com o título de eleitor regularizado. Dessa forma, será possível exercer o dever de escolher nossos governantes visando um País melhor.

Mais do que isso, além de não poder votar nas eleições, quem está com o título de eleitor cancelado, fica suspenso de uma série de atividades, como fazer empréstimos em bancos estatais, por exemplo. Portanto, o blogue Valor Diário mostra como resolver a situação.

Veja mais: Casa Verde e Amarela; confira as novas regras e como participar do programa de habitação do governo

Quais as consequências de ter o título de eleitor cancelado?

A legislação brasileira é muito clara: o voto é obrigatório para os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos. Assim, quem deixa de votar e justificar o voto por 3 eleições nem pagar as multas por 3 seguidas, tem seu título cancelado.

As restrições para quem está com o título de eleitor cancelado são as seguintes: o eleitor fica impedido de tirar o passaporte ou a carteira de identidade, assumir cargo público ou receber salário de órgãos estatais, além de fazer matrícula em universidades públicas.

Além disso, também não pode fazer empréstimos em instituições bancarias estatais, como, por exemplo, a Caixa e o Banco do Brasil. Isso impacta também em financiamentos de veículos e imóveis.

Como consultar e regularizar a situação?

Primeiramente, é preciso verificar como está a situação eleitoral. Desse modo, deve-se clicar no portal do TSE e clicar novamente na aba “autoatendimento do eleitor”. Em seguida, clique em “título de eleitor” e “consulta de situação”, colocando os dados solicitados.

Veja mais: BR Malls (BRML3): empresa anuncia distribuição de dividendos de R$44 milhões; confira

Caso o seu título esteja em situação irregular, é preciso primeiro pagar as multas. Dessa maneira, no mesmo menu “título de eleitor”, clique em “quitação de multas”, preencha os dados, imprima e pague o boleto.

Feito isso, retorne até a aba “autoatendimento ao eleitor” e clique no link “regularize seu título eleitoral cancelado ou suspenso”. Por fim, clique na aba “iniciar seu atendimento a distância”, preencha os dados que se pede, anexando fotos dos documentos pedidos e pronto, o título foi regularizado.

Não se esqueça de anotar numero do protocolo para consultas posteriores, caso seja necessário. Em suma, veja mais informações no canal Politize:

Veja mais: Calendário da restituição do imposto de renda 2022; confira aqui as datas para receber seu dinheiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.