Bandeira verde na conta de energia será mantida em junho; confira o que diz a Aneel

A ENEEL divulgou nota em que afirma que não haverá acréscimo na fatura de energia em junho

Paraipaba, domingo, 29 de maio, por Nonato Vieira – A Agência Nacional de Energia Elétrica (ENEEL) informou que a bandeira verde na conta de energia será mantida em junho. Logo, o consumidor de energia elétrica tem um motivo para comemorar, já que a previsão é que a aplicação da mesma se estenda por alguns meses. A empresa fez um comunicado na última sexta-feira (27), e o Valor Diário repassa a boa notícia aos seus leitores.

Portanto, nos próximos meses o consumidor irá pagar o valor normal do consumo de energia, sem o acréscimo que a bandeira tarifária causa na fatura de energia. Aliás, a bandeira verde já vem sendo utilizada desde o dia 16 de abril, quando, de acordo com a ENEEL, as condições do clima se tornaram mais adequadas para a produção de energia por meio das hidrelétricas.

Leia também: com a Selic em alta, alguns CDBs têm rentabilidade superior a 1% ao mês; saiba como funciona

Bandeira verde na conta de energia não causa aumento

O governo criou o sistema de bandeiras tarifárias na conta de energia elétrica em 2015. Nesse sentido, a ideia era cobrar de acordo com a capacidade de produção das hidrelétricas. Além disso, o sistema atendeu um pedido das distribuidoras de energia que alegavam prejuízos em suas atividades.

Assim, a bandeira verde na conta de energia significa pagar apenas o valor que foi consumido durante o mês. Como resultado da aplicação das bandeiras o consumidor pode pagar até R$ 14,20 sempre que o consumo atingir quilowatt-hora 100 KWh, valor aplicado quando a bandeira escassez hídrica está em vigor.

Com efeito, isso aconteceu no período de setembro de 2021 até 15 de abril de 2022. Durante esse tempo houve uma significativa queda no volume de água dos reservatórios. Ademais, a bandeira escassez hídrica é a que causa o maior aumento na conta de luz.

Bandeira-verde-na-conta-de-energia-foto-canva
Bandeira verde na conta de energia será mantida em junho – foto canva

Para você: é hora de investir em ações de saúde? Qualicorp (QUAL3) tem queda de 15% em maio; saiba mais

Alívio nas próximas faturas

O comunicado da ENEEL de que aplicará a bandeira verde na conta de energia também nos próximos meses representa um alívio para os consumidores. De fato, os brasileiros já estão passando por grandes apertos no orçamento devido ao aumento da inflação.

Por fim, o leitor pode encontrar informações complementares sobre o assunto da bandeira verde na conta de energia no site UOL, ou assistir o vídeo que acompanha este artigo, que o canal parceiro CNN Brasil publicou no YouTube.

Leia também: quase todos os dias surge um novo bilionário; número cresce ainda mais durante pandemia; confira mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.