Nunca foi tão caro abastecer no Brasil. Os valores que chegam a R$7,00 é o maior em 20 anos! Dessa forma, você deve estar se perguntando “por que o combustível está tão caro?”
Entenda hoje 06/11, os motivos desse aumento aqui no Valor Diário!
Está caro encher o tanque!
Uma junção de fatores contribuiu para o aumento exponencial do valor do combustível. Entenda quais são:
O motivo principal.
Ao contrário do que muita gente pensa, o ICMS não apresenta nenhum impacto sobre o preço dos combustíveis atualmente. Na realidade são 2 motivos principais.
Antes de tudo, o primeiro deles é o valor da cotação do petróleo. O Brasil calcula seu preço com base nessa cotação, e com valores 40% maiores do que o ano passado, influenciou diretamente no aumento dos combustíveis.
Além disso, o valor dessa cotação é medido em dólar. E com a alta dessa moeda e a desvalorização do real, o preço acompanhou a moeda americana e se elevou.

Outros fatores associados ao fato do combustível estar caro
Com a provável aproximação do fim da pandemia, ocorreu a retomada de diversos setores no Brasil e no mundo.
Dessa forma, se elevou a procura pelo combustível, elevando-se também o seu preço. Quanto maior a procura, maior o preço.
Um outro ponto importante, é a incerteza da saúde mundial. A pandemia ainda não terminou totalmente, então a possibilidade de que tudo paralise novamente devido a variante Delta (o que levaria a queda do preço dos combustíveis), faz com que os valores fiquem maiores.
Entretanto, a cana-de-açúcar no Brasil está com a produção reduzida em comparação com o ano anterior. Isso fez com que o etanol que é misturado à gasolina também sofra um aumento.
Veja também: Reação à crise da pandemia? Desemprego cai para 13,2% no último trimestre.