O aplicativo Dados do Bem, lançado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, já tem quase 16 mil cadastrados. De antemão, a estratégia visa ampliar a testagem de casos suspeitos de Covid-19 no Estado.
O app já começou a notificar as pessoas que responderam ao questionário disponível na ferramenta, e que apresentam por exemplo, sintomas da doença.
Primeiramente, a coleta terá início na capital Goiânia, onde estão 9 mil dos quase 16 mil registros. Além disso, a previsão é que ainda esta semana, mais quatro unidades de saúde da capital, receba a população indicada pelo aplicativo para fazer a testagem.
Leia também: Goiás: estado alcança o pico da Covid-19
Lançamento do aplicativo Dados do Bem foi feito pelo governador Ronaldo Caiado
Ronaldo Caiado explicou que o projeto vai se estender para outras 19 prefeituras, além da capital. Somente no Hcamp de Goiânia, a capacidade é de 140 coletas por dia e o exame deve ser agendado, entre 8 e 17 horas, para evitar aglomeração de pessoas no local.
Atualmente, a Saúde de Estado da Saúde realiza de 250 a 400 testes por dia, pelo Laboratório Central de Saúde Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), em Goiânia. Com o “Dados do Bem”, deve realizar, na primeira semana, de 500 a mil testes diários ou mais. Gradativamente, o processamento dos exames será ampliado, podendo chegar a mais de 4 mil testes por dia.
“Vamos poder agora acompanhar a trajetória do vírus e isolar as pessoas que deram positivo, junto com aqueles que estão próximos a ela. Assim, teremos uma capacidade de diminuir a velocidade de contaminação e monitorar essas pessoas”, esclareceu Caiado.
O governador ainda destacou que a meta é alcançar 78 municípios, que foram pré-selecionados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em razão da situação epidemiológica. A adesão das prefeituras é fundamental para que os agentes comunitários e assistentes sociais de cada cidade possam fazer o acompanhamento dos pacientes que foram isolados.
Saiba mais sobre o Dados do Bem
Gratuito e já disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play, o aplicativo Dados do Bem será viabilizado pelo Governo de Goiás, em parceria com as prefeituras goianas, para rastrear e monitorar pacientes com Covid-19 no Estado.
Para tanto, é necessário que cada pessoa faça o download da ferramenta e se cadastre, informando nome, endereço, CPF e localização. A tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com a Zoox Smart Data, e doada para auxiliar no combate ao novo coronavírus.
Com os dados já informados, o próximo passo é responder a algumas perguntas de autoavaliação, mesmo que não apresente nenhum sintoma da Covid-19. A partir daí, o app indicará se o cidadão deverá ou não fazer o teste que identifica a doença.
Caso seja necessário, a pessoa receberá um QRCode no celular, que dá o direito de fazer o teste em uma unidade básica de saúde específica – basta apresentar o código recebido.
**Informações da Secretaria de Saúde de Goiás
Por fim, confira também em nosso site: Santa Cruz do Sul (RS) está com 311 vagas de emprego abertas