Festejos tradicionais do Cariri cearense têm data adiada; saiba mais

08 de Junho – Anualmente, nos meses de junho e julho acontecem os festejos tradicionais do Cariri cearense, alguns deles conhecidos em todo o território nacional. Contudo, com os números de casos do novo Coronavírus (Covid-19) aumentando em todo o estado, sem perspectivas de estabilização, os eventos culturais foram suspensos.

O Cariri é o conjunto de cidades cearenses localizadas no sul do estado, cuja atividade que envolve cultura, turismo e comércio são os destaques econômicos.

Festejos tradicionais do Cariri cearense têm data adiada; saiba mais
Festejos tradicionais do Cariri cearense têm data adiada – Foto: Ribamar Neto

Desse modo, as cidades cumprem as recomendações médicas e sanitárias no que diz respeito ao distanciamento social; evitando, assim, aglomerações.

 

Principais eventos culturais adiados em decorrência da pandemia

A tradicional festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio que ocorre todos os anos entre os meses de maio e junho em Barbalha foi impossibilitada de acontecer devido à pandemia pela Covid-19.

O festejo popular teve início ainda em 1928 e celebra a tradição efervescente da cidade que consiste em reunir carregadores que transportam um grande e pesado tronco nos ombros por toda a cidade.

Chegando ao destino, o tronco é erguido em frente à Igreja Matriz, tento a bandeira de Santo Antônio de Pádua, pintada por artesãos locais, hasteada.

Em 2015, a tradicional festa foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e inscrita no Livro de Registro de Celebrações pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O evento reúne todos os segmentos sociais da cidade, contemplando celebrações religiosas e apresentação de grandes artistas, além de movimentar a cidade e beneficiar a economia local.

Sem a possibilidade de acontecer na data prevista, o festejo foi adiado para outubro, caso a doença esteja controlada, segundo o prefeito da cidade Argemiro Sampaio (PSDB).

De forma semelhante, a Exposição Agropecuária, Festival, Cultural e Musical que ocorre todos os anos no mês julho em Crato, a ExpoCrato, poderá acontecer somente em dezembro.

Contudo, para que seja possível a realização do evento, é necessário que haja reduções nos números de doentes pela Covid-19.

A famosa ExpoCrato é uma festa de grande porte, considerada a maior festa da região caririense, atraindo pessoas dos estados vizinhos e dos mais distantes.

A programação costuma ser variada, contando com uma variada gama de opções, como exposições de animais, restaurantes que atendem especificamente nesta época e diversos outros.

Portanto, a ExpoCrato movimenta a cidade e representa um aquecimento acentuado na economia como um todo, beneficiando setores como o turismo.

Festejos tradicionais do Cariri cearense têm data adiada; saiba mais
Festejos tradicionais do Cariri cearense têm data adiada – Foto: Caio Kads

É possível afirmar que os festejos tradicionais do Cariri cearense vão ocorrer em 2020?

Os prefeitos das cidades caririenses cuja programação de eventos foi prejudicada em decorrência da pandemia, adiaram os meses em que os festejos deverão ocorrer.

No entanto, a realização dos mesmos só será possível caso exista a diminuição considerável dos casos de Covid-19.

Contudo, ainda que seja possível realizar os festejos, as prefeituras, juntamente com os órgãos municipais e estaduais de saúde, devem pensar em estratégias seguras.

Certamente isto deverá acontecer se o quadro for favorável à realização da tradição cultural e popular do Cariri.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.