Paulo Afonso, sexta-feira, 22 de abril, por Gabriele de Paula – Nesta quarta, a Caixa Econômica Federal começou a liberar os saques do FGTS de até R$1.000,00. No primeiro momento, os beneficiários serão as pessoas que nasceram em janeiro. Dessa forma, o crédito do valor disponível será realizado de forma automática, na conta social Caixa Tem, criada pela Caixa Econômica.
O novo saque é facultativo. Ou seja, sacar o dinheiro da conta social não será obrigatório. Hoje, o Blog Valor Diário explica tudo sobre o novo saque do FGTS 2022. Sendo assim, entenda como retirar o dinheiro e o que fazer caso não queira receber o valor disponível.

Veja também: O que é reserva de emergência? Aprenda hoje a montar uma reserva
Saque FGTS 2022: quem tem direito?
Todas as pessoas que possuem saldo na conta do FGTS poderão receber o valor de até R$1.000,00. Além disso, aqueles que optaram por saque aniversário também receberão normalmente. A regra também vale para quem pediu empréstimo e ofereceu o saldo como garantia. No entanto, as pessoas que contam com todo o saldo da conta do FGTS comprometido em outras garantias, não terão direito ao benefício.
O saque extraordinário do FGTS é uma medida do Governo Federal, que visa injetar dinheiro na economia do país. Dessa forma, tem o objetivo de minimizar os efeitos da crise econômica. Os trabalhadores poderão consultar os valores disponíveis através do aplicativo FGTS. Além disso, incluem-se na lista de pagamentos os valores de contas nativas e inativas do FGTS.
Você também pode gostar: Como ganhar dinheiro com o YouTube; dicas práticas para você começar
Como fazer o saque do FGTS em 2022?
A Caixa Econômica divulgou o calendário para o pagamento extraordinário do FGTS, que inicia hoje (20) com os nascidos em janeiro. A seguir, confira o calendário completo:
- Mês de nascimento Data do pagamento
- Janeiro 20 de abril
- Fevereiro 30 de abril
- Março 4 de maio
- Abril 11 de maio
- Maio 14 de maio
- Junho 18 de maio
- Julho 21 de maio
- Agosto 25 de maio
- Setembro 28 de maio
- Outubro 1 de junho
- Novembro 08 de junho
- Dezembro 15 de junho
O recebimento do valor não é obrigatório. Sendo assim, o beneficiário poderá solicitar o cancelamento do crédito. Para isso, deverá fazer o pedido através do aplicativo Caixa Tem até o dia 10 de novembro. Mas caso não haja nenhuma movimentação do valor depositado e não houver solicitação de cancelamento até 15 de dezembro, o valor será devolvido à conta do FGTS automaticamente.
Por fim, confira o vídeo veiculado no canal do YouTube TOK TUTOR, que ensina como liberar o acesso do aplicativo Caixa Tem após realizar o download:
Leia a seguir: Como ganhar dinheiro com as mídias sociais; seu negócio digital