Golpe com Pix desvia R$ 13 milhões de uma fintech do Santander; saiba como se proteger

A facilidade do uso do sistema Pix abriu muitas portas para golpes.

Paraipaba, segunda-feira, 23 de maio, por Nonato Vieira ─ Um golpe com Pix em uma fintech do banco Santander causou surpresa e confusão na população. A notícia se espalhou rapidamente com os costumeiros aumentos sempre que era repassada nas redes sociais. O Valor Diário relembra o caso a alerta os seus leitores sobre os riscos.

Posteriormente, descobriu-se que se tratava de mais um golpe envolvendo o Pix. Mesmo após um ano do ocorrido, o fato ainda serve de inspiração para que as pessoas reforcem os cuidados. A introdução do sistema Pix trouxe muita inovação e comodidade aos usuários. Contudo, diferentes tipos de golpes já foram desenvolvidos para fraudar o novo sistema.

Como ganhar dinheiro trabalhando em home office; dicas fundamentais

Golpe com Pix para saque em dobro

Golpe-com-Pix-desvia-R-13-milhoes-de-uma-fintech-do-Santander-saiba-como-se-proteger-foto-canva
Golpe-com-Pix-desvia-R-13-milhoes-de-uma-fintech-do-Santander-saiba-como-se-proteger-foto-canva

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), houve um acréscimo de 165% nas ocorrências de fraudes e golpes apenas em 2021.

A Superdigital informou uma falha em seu sistema e a polícia investigou o caso. Entretanto, as autoridades não fornecem esse tipo de informação ao público em nome do segredo da investigação. Assim, como houve a divulgação nas redes para gerar o tumulto, o fato foi atribuído mesmo ao golpe com pix.

O que faz uma pessoa comum realizar um depósito em uma conta na esperança de poder sacar o dobro? Mesmo sabendo que não dispõe desse valor?

Pois, é essa fraqueza das pessoas que os golpistas utilizam para agir com facilidade no golpe do Pix em dobro.

Aliás, a grande maioria dos golpes pela internet usa a tática de estimular a cobiça e o ganho fácil. Assim, basta ser cuidadoso com as ofertas extraordinárias para se livrar de muitos aborrecimentos e prejuízos financeiros.

Como ganhar dinheiro com o Instagram? Confira o que poucos sabem

Verifique as informações

Para evitar as fraudes e decepções é preciso ter autocontrole, e não sair correndo para aproveitar as vantagens fantasiosas. Isso vale para qualquer situação, e não apenas para golpes financeiros.

Existem muitas maneiras de verificar a oferta que esconde o golpe antes de aceitá-la. Caso não consiga comprovar a legitimidade da promessa recuse a oferta. Somente essa atitude já ajuda a evitar os transtornos.

O caso da Superdigital serve como exemplo, mesmo que não tenha sido totalmente esclarecido. Nesse sentido, a revista Veja publicou uma matéria sobre o caso, e se o leitor precisar de mais informações assista o vídeo do canal CNN, que está logo abaixo.

Como ser técnico de futebol e qual o salário de um treinador?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.