O Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova com tamanha importância para quem deseja adentrar ao ensino superior no Brasil. A prova está sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mas há uma crise na instituição que questiona a continuidade do exame. Dessa forma, hoje 16/11, o Valor Diário irá explicar melhor, sobre a crise do INEP e os riscos para o ENEM. Para saber mais, confira!
Qual a relevância do INEP para a aplicação desse exame? E quais são os riscos da crise do INEP para o ENEM?
Entenda o órgão!
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, tem como responsabilidade, não apenas a aplicação, mas também a organização e a elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio, bem como, a promoção de estudos, pesquisas e avaliações em geral, como o Enade.
Além disso, há vários anos que o instituto realiza a prova, a atualmente em meio à crise, o questionamento a respeito da realização do ENEM veio à tona.

Crise do INEP, existem riscos para o ENEM? Quais são eles?
Houve uma série de pedidos de demissão na instituição, o que chamou a atenção do público e dos jornalistas para o eventual acontecimento. Principalmente ao considerar que o ENEM está muito próximo de ocorrer.
Segundo o presidente do instituto Danilo Dupas, não há nenhum tipo de risco para o Exame que está marcado, e inclusive, “resta apenas a distribuição e aplicação das provas”, afirmou o presidente do INEP.
Contudo, em relação ao exame que ocorreu no ano passado, houve uma forte queda no número de inscritos por conta da pandemia. No entanto, a expectativa para esse ano, é de que a média de candidatos seja considerado mais próximo aos números antes da pandemia.
Veja mais: Precisa cancelar seu CNPJ de MEI? Saiba como fazer isso gratuitamente!