Aumento no custo de vida, valores mais altos no mercado, nos imóveis e muito mais. Por que após tantos anos, a grande potência mundial estadunidense vem sofrendo com a inflação? Pensando sobre a importância desse debate, hoje 16/11, o Valor Diário irá falar justamente sobre a inflação nos EUA! Confira!
Aumento da inflação dos EUA: Quais as razões?
Custos de energia e combustíveis
Segundo estudos estatísticos do próprio governo americano, a taxa de inflação estadunidense chegou a 6,2% no acumulado dos últimos 12 meses, o maior valor registrado em 30 anos. Uma das razões para esse alto índice, está atrelado aos altos valores de produtos de energia no país.
Além disso, o aumento no custo do barril de petróleo, também encareceu os combustíveis e os derivados do petróleo. Esse último reflexo, também pôde ser percebido no Brasil, por exemplo.
Escassez de trabalhadores
Os Estados Unidos está sofrendo com a escassez na mão de obra em alguns setores do país. Por isso, devido ao efeito da oferta e demanda, isso tem feito com que os salários aumentassem.
Como consequência, os empresários e donos de indústrias, estão aumentando os valores dos produtos finais a fim de compensar o valor gasto com os salários.
E o pior, é que essa tem sido uma tendência. O número de demissões tem aumentado, assim como o índice de desemprego no país
“Crise dos contêineres”
Os problemas com a chegada de produtos, bem como mercadorias, também têm aumentado o valor desses itens. Como consequência, esse fator soma-se aos outros aspectos já citados, que aumentam a inflação. A previsão é de que isso se mantenha até 2023.
Com a pandemia, isso também se intensificou. Muitas pessoas ficaram isoladas em casa, bem como, estocaram comida no primeiro momento, o que contribuiu para o aumento dos preços nos mercados.
Veja mais: Salário-Mínimo: Saiba como será o valor para 2022.