As notícias falsas, chamadas de Fake News, ganharam mais destaque nos últimos anos, pois a utilização para fins prejudiciais tem se tornado comum. Dessa forma, instituições e pessoas são alvos fáceis para quem espalha um boato e muitas vezes, o dano é irreparável. É o que tem acontecido com a maior filial de supermercado no Cariri cearense, vítima constante de Fake News, o Atacadão.
A redação pontua algumas das situações mentirosas em que a instituição foi colocada e esclarece a inveracidade dos fatos; confira!

Atacadão, maior filial de supermercado no Cariri cearense é vítima constante de Fake News
No final de março, foram divulgados na internet vídeos em que o suposto dono do Atacadão, uma das maiores redes de supermercados em todo o país, pedia o fim do isolamento social.
Além disso, o homem teria falado que a instituição iria demitir cerca de 60% do quadro de funcionários, devido à crise econômica que se instaurou em razão da pandemia pelo novo Coronavírus.
Contudo, depois que as notícias falsas viralizaram na internet, a instituição afirmou que os envolvidos não faziam parte do grupo; além disso, confirmou que a pessoa que protagonizou o vídeo, sequer era parecida fisicamente com o CEO do Atacadão, José Roberto Meister.
Um mês depois, em abril, o Atacadão voltou a ser alvo de Fake News. Dessa vez a notícia falsa se tratava de uma campanha que a empresa estaria fazendo, consistindo na doação de cestas básicas.
Na mensagem divulgada que circulava nas redes sociais, O Atacadão iria doar cerca de 250 mil kits de alimentação para famílias carentes, as quais seriam as mais prejudicadas pela pandemia.
No entanto, a instituição novamente negou a informação e alertou que as campanhas são divulgadas nos canais oficiais da empresa.
De forma semelhante, outra Fake News envolvendo o Atacadão circulou recentemente.
Fake News recente do Atacadão assusta população do Cariri
Por ser de grande porte, a filial do Atacadão no Cariri é frequentada por dezenas de pessoas todos os dias.
Tendo isso em vista, uma Fake News recentemente divulgada assustou a população.
Na mensagem compartilhada massivamente nas redes sociais, continha a seguinte informação: “A prefeitura de Juazeiro do Norte pede para quem teve acesso ao Atacadão do dia 07/06/2020 ou do começo do mês, ficar em isolamento por 15 dias, pois 40% dos funcionários testaram positivo na manhã desta segunda-feira, por um exame laboratorial demandado pela empresa!”
No dia 10, a redação procurou esclarecimento da prefeitura de Juazeiro, a qual informou que nenhuma nota foi divulgada referente a funcionários de supermercados que testaram positivo para a covid-19.
Portanto, a notícia é falsa e não corrobora com as medidas de proteção que o Atacadão está tomando, com o objetivo de evitar contaminação tanto dos funcionários, como dos clientes.
Além disso, a empresa orienta como proceder diante de possíveis fraudes.
Filial de supermercado no Cariri cearense é vítima constante de Fake News e orienta como não cair em golpes
É sempre importante verificar se as informações repassadas são verdadeiras, principalmente aquelas que chegam pelos grupos de WhatsApp.
Com o objetivo de orientar os clientes que possuem Cartão Atacadão, a empresa informa que a equipe só entra em contato por meio de telefone (SMS ou ligação) e e-mail.
Em caso de dúvida, o cliente pode acessar os canais digitais:
- Site: cartaoatacadao.com.br;
- Aplicativo: Cartão Atacadão.
Dessa maneira, portanto, evita-se que mais pessoas sejam enganadas, principalmente durante este período de pandemia.